English Club: ensino-aprendizado da língua inglesa sob uma perspectiva sociocultural

  • Otávio Fogaça da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: ensino linguístico, língua inglesa, aprendizado dinâmico

Resumo

Mesmo com tamanho acesso a conteúdos midiáticos e informativos internacionais, atualmente disponíveis à  população e por diversas mídias, muitos indivíduos não possuem afinidade ou maestria sobre a língua inglesa. De acordo com o censo demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cerca de 5% da população brasileira afirmou falar uma língua estrangeira (que não foi especificada no censo). Com tal observação em mente, a ação English Club, vinculada ao projeto indissociável Núcleo de Línguas e Culturas, foi pensada com vistas a proporcionar à comunidade o acesso a conhecimentos da língua inglesa, do nível básico ao intermediário, cada vez mais necessários em um mundo globalizado. Tal cenário faz com que tais conhecimentos transcendam a mera aquisição de um novo idioma e se tornem fundamentais em termos socioculturais. Logo, o English Club propõe encontros semanais presenciais, com foco no desenvolvimento da comunicação linguística, exercitando habilidades como fala, escrita, leitura e escuta, a partir de atividades que busquem proporcionar novas oportunidades para os participantes, facilitar sua comunicação interlinguística e produzir o enriquecimento cultural, com diversos meios didáticos e um ambiente preparado para a execução das dinâmicas propostas. Com o decorrer da ação, organizada no formato de um curso de curta duração, observou-se um aprendizado significativo no quesito linguístico dos participantes, a cada semana de atividades, bem como o seu envolvimento com os temas abordados, escolhidos a partir de suas demandas e vinculados a  diferentes conteúdos. Com isso, observa-se a ampliação de conhecimentos e práticas culturais,  cuja relevância é essencial ao desenvolvimento e ao aprendizado da língua inglesa por meio de dinâmicas que valorizem a escrita, a leitura, a fala e a escuta, as quais podem ser visualizadas como efetivas a cada encontro. Como resultados,  tem-se o desenvolvimento linguístico e cultural dos participantes do English Club, observável em seu progresso em termos de habilidades comunicativas  e na expansão de horizontes a respeito da diversidade geográfica, histórica, social e étnico-racial que envolve língua inglesa. Portanto, o English Club cumpre seu objetivo de dar a oportunidade para a comunidade ter acesso à educação pública, gratuita e de  qualidade, com constância e efetividade em auxiliar no desenvolvimento integral da comunidade por meio de diversas formas de ensino-aprendizagem

Biografia do Autor

Otávio Fogaça da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Pós-Doutora pelo Kings Brazil Institute (Kings College London). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

 

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes