Projeto Esportizando no Ensino

  • Artur Kuhn da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Leila de Almeida Castillo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: vivências lúdico-esportivas, qualidade de vida e saúde, esporte e inclusão na escola

Resumo

O Projeto Esportizando é uma iniciativa pensada em proporcionar vivências lúdico-esportivas com foco na prática esportiva dentro do ambiente escolar promovendo uma melhor qualidade de vida. Sua abordagem valoriza e incentiva a prática de atividades físicas na escola, e promove a compreensão dos benefícios físicos, mentais e sociais associados à atividade física onde todos, independentemente de suas habilidades motoras, possam se envolver e desfrutar de tais atividades. O Projeto Esportizando possui como objetivo central a promoção da prática de atividades físicas e do engajamento saudável no âmbito escolar, visando estimular a participação ativa nos esportes enfatizando os benefícios físicos, mentais e sociais associados a essa atividade. Além disso, o projeto se destaca por sua dedicação em criar um ambiente inclusivo, onde todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades motoras, são encorajados a se envolver e desfrutar das atividades físicas e esportivas. A metodologia do projeto, foi cuidadosamente planejada para garantir que os participantes desenvolvam atividades das mais variadas e inclusive o xadrez, sem se preocuparem com o nível de execução, pois atendem de iniciantes a um nível mais avançado. São realizadas ações que buscam fomentar o gosto pela prática de atividade física e o desenvolvimento bio-psico-social dos participantes, envolvendo ativamente os estudantes, professores e membros da comunidade escolar por meio de várias atividades, como oficinas, torneios, atividades recreativas. Os torneios esportivos, que criam uma competição saudável e empolgante, incentivando a participação e estimulando o espírito esportivo com dignidade e respeito ao outro e às regras, tentando mostrar uma compreensão mais profunda sobre os benefícios do esporte para a saúde física e mental. No campus Canoas, aulas de educação física acontecem somente nos 1ºs e 2ºs anos, dessa forma o projeto Esportizando apresenta uma alternativa aos estudantes dos 3ºs e 4ºs anos para que continuem praticando atividade física ou alguma modalidade esportiva, atendendo aos princípios de uma vida saudável, engajando a inclusão, que é um valor fundamental do Projeto, para garantir que todos os estudantes se sintam bem-vindos e capazes de participar. As atividades são adaptadas para atender a uma variedade de níveis de aptidão física, garantindo que ninguém seja excluído com base em suas habilidades. Entendemos que hábitos saudáveis promovem saúde, e devem motivar o primeiro passo para a prática de uma atividade física, bem como estar presente em toda a formação do indivíduo. A Consciência corporal é outro importante elemento que auxilia na promoção da autoestima. Na política da Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS, o projeto de ensino Esportizando, tem em seu escopo teórico os preceitos das práticas corporais relacionadas à cultura corporal do movimento (PCRCCM). Podemos dizer que o projeto vem realizando diversas atividades desde oficinas de dança e xadrez, aulas de judô, treinos de modalidades esportivas, torneios interclasses, além dos treinos semanais preparatórios das equipes em suas modalidades esportivas e a participação de torneios como JIFRS. A participação dos estudantes no JIFRS motiva que haja maior participação nas oficinas.

Biografia do Autor

Artur Kuhn da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio no IFRS-Campus Canoas. Bolsista do Projeto de ensino Esportizando.

Leila de Almeida Castillo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Licenciada em Educação Física, Mestra e Doutora em educação. Professora EBTT desde agosto/2011. Coordenadora do projeto Esportizando.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências da Saúde