Um olhar acerca do projeto Olímpiadas de Matemática

  • Mell Nathalliê Vieira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Olimpíadas de matemática, formação docente, resolução de problemas

Resumo

O Projeto de Extensão Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escolas é voltado para a preparação de alunos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública da cidade de Canoas para a participação em olimpíadas de Matemática, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O objetivo é estimular o estudo da Matemática e preparar os alunos das escolas da região para as olimpíadas. Abrangendo o planejamento, a elaboração, a discussão e a execução das aulas, divididas em temas de acordo com a OBMEP, a metodologia utilizada é a de resolução de problemas, que procura auxiliar o aluno e conduzi-lo na construção de seu raciocínio lógico-matemático. Para Polya (1995, p. 3), ‘’o professor que deseja desenvolver nos estudantes a capacidade de resolver problemas deve incutir em suas mentes algum interesse por problemas e proporcionar-lhes muitas oportunidades de [...] praticar’’, esse método consiste em quatro passos: compreender o problema, elaborar um plano para sua resolução, executar o plano e por fim verificar o plano. Permitindo aprimorar a escrita, a postura, a comunicação bem como o plano de aula, que é redigido e corrigido, com criatividade, feito através de questões de edições anteriores, o projeto proporciona a experiência para a bolsista (estudante de licenciatura) em diversos eventos, como na Gincana de Matemática, que ocorreu no IFRS - Campus Canoas em agosto de 2023, e contou com a participação do Projeto de Extensão Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) e do Projeto de Ensino: Laboratório de Educação Matemática (LEMA) na equipe organizadora. A participação na concepção da Gincana foi uma experiência enriquecedora para a formação como futura docente, com trocas de aprendizado, diferentes didáticas para utilizar em sala de aula, utilização de jogos matemáticos, trabalhando o raciocínio lógico-matemático dos alunos, além de trazer a oportunidade de ter esse contato mais próximo com as escolas, professores e alunos. Ou mesmo em formações e encontros que contribuem para a construção da docência que se quer praticar, com a oportunidade também de trocar experiências acadêmicas entre estudantes e professores de diferentes cidades do estado por meio de um encontro regional, o Conexão, que ocorrerá em parceria com os campi Bento Gonçalves e Farroupilha. Este encontro contará com palestras e oficinas ministradas por professores das instituições parceiras e ex-participantes do programa PIC da OBMEP (Programa de Iniciação Científica das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas), visando estabelecer um espaço de integração, entretenimento e desenvolvimento pessoal.

Biografia do Autor

Mell Nathalliê Vieira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto de extensão: Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escola.

Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Mestra em Matemática (UFSM). Licenciada em Matemática (UFPEL). Graduada em Engenharia Mecânica (UFSM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Coordenadora do projeto de extensão: Olimpíadas de Matemática: Parceria IFRS e Escolas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Ciências Exatas e da Terra