Sistema Digital para Ensaios de Qualidade de Relés Eletromagnéticos

  • Rodrigo Ochôa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Dolurdes Voos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Edison Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: inovação, qualidade, smart cities

Resumo

O presente trabalho é um projeto de pesquisa que visa a inovação no desenvolvimento de novas tecnologias de sistemas de teste de componentes eletroeletrônicos. Tem como objetivos contribuir para a formação discente através da participação em pesquisas de cunho científico e tecnológico, e o atendimento da política institucional do IFRS no apoio ao desenvolvimento local e regional, por meio de acordo de parcerias com empresas do setor público e privado. Este projeto visa a concepção, o desenvolvimento e a construção de um sistema digital para testes da durabilidade de relés eletromagnéticos com o propósito de serem usados em dispositivos eletrônicos na rede de iluminação pública, visando enquadrar a cidade nos padrões de cidades inteligentes (smart cities). O equipamento ajudará na homologação dos relés eletromagnéticos referente aos padrões de qualidade exigidos pelas seguintes normas: ISO 37120 e ISO 37122, que tratam das Cidades Inteligentes; Norma Reguladora N°12 (NR 12) que trata da segurança do trabalhador em máquinas e equipamentos; e NBR 5123 que rege os padrões da qualidade do componente. O desenvolvimento será feito pela equipe constituída por docentes e discentes de diferentes áreas. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste projeto é a Stage-gate. Nesta metodologia o processo de desenvolvimento do produto é constituído de uma série de etapas, cada uma composta de atividades a serem executadas antes de prosseguir para a próxima etapa. Esta metodologia é indicada quando se trata do desenvolvimento de projetos que envolvam várias áreas distintas, sendo neste projeto a mecânica, a eletrônica e a informática. As etapas desenvolvidas até o presente momento foram: a realização de pesquisa para a compreensão das necessidades que o projeto terá que atender, conforme requisitado pela empresa parceira; o detalhamento do projeto mecânico, eletrônico e de controle do equipamento; e a homologação do projeto pela indústria demandante. Na etapa atual está sendo realizada uma adequação de equipamentos de laboratório do campus para a construção de componentes mecânicos para o protótipo do equipamento, o detalhamento da parte lógica do sistema de controle e monitoramento, juntamente com a compra de materiais necessários para a construção do protótipo. Na sequência ocorrerão os testes funcionais do protótipo, a construção do equipamento e a entrega do equipamento funcional para a homologação na indústria. Conclui-se com a realização do projeto, que este equipamento auxiliará não somente no estudo e testes da parte mecânica e elétrica de relés eletromagnéticos, como também um melhor funcionamento em dispositivos de iluminação pública, promovendo a adequação da cidade nas métricas regulamentadoras de cidades inteligentes e colaborando para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Biografia do Autor

Rodrigo Ochôa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso de graduação de Engenharia Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto "Sistema digital para ensaios de durabilidade de relés eletromagnéticos utilizados em iluminação pública de smart cities".

Dolurdes Voos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Orientadora do projeto "Sistema digital para ensaios de durabilidade de relés eletromagnéticos utilizados em iluminação pública de smart cities".

Edison Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Coordenador do projeto "Sistema digital para ensaios de durabilidade de relés eletromagnéticos utilizados em iluminação pública de smart cities".

Publicado
2023-11-27