PIBID: aprendizagens e reflexões de estudantes em formação

  • Diego Pizzoli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Graciela Martins Mombach Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cintia Regina Fick Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro - Canoas/RS
Palavras-chave: formação docente, PIBID, metodologias ativas

Resumo

Através do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência(PIBID), os bolsistas, alunos da Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Canoas, tiveram a oportunidade de planejar e executar diversas inserções, permitindo uma formação inicial diversificada e os possibilitando vivenciar as rotinas e desafios da sala de aula em uma escola pública. O projeto tem visado o preparo dos bolsistas no desenvolvimento e utilização de materiais manipulativos, planejamento e aplicação de planos de aula e oficinas, possuindo enfoque especial no emprego de metodologias ativas e no uso de tecnologias na educação. Em parceria com a EMEF Irmão Pedro, os bolsistas foram divididos em diferentes grupos, tendo liberdade para planejar e desenvolver inserções com base nas orientações gerais e planejamento semestral, com abordagem em turmas de 8º e 9º ano, tanto em períodos de aula regular como em horários extra-classe. Em um primeiro momento, os bolsistas organizaram aulas de reforço seguindo as necessidades dos alunos, utilizando-se da aplicação de jogos através de tela interativa e uso dos chromebooks disponibilizados pela escola. Em um segundo momento, foram realizadas oficinas que contaram com o uso de materiais desenvolvidos pelos bolsistas em parceria com o Laboratório Maker, apresentados aos alunos e servindo como dinâmica central do planejamento das aulas. Durante todo o processo, os bolsistas puderam identificar, através de diferentes experiências em sala de aula e de conversas com professores, quais eram as principais dificuldades dos alunos e buscaram trazer uma abordagem diferente da cotidiana, vislumbrando novas perspectivas e diferentes explorações da matemática como forma de favorecer o processo de ensino e de aprendizagem. Como primeiro contato com o ambiente de sala de aula, os bolsistas puderam se deparar com os desafios de lidar com um grupo de alunos e entender melhor como conduzir as suas aulas, sendo esse um processo vital e de constante aprimoramento. Foi possível, durante a aplicação e em reflexões posteriores, perceber a carência do uso de materiais dinâmicos em sala de aula, servindo como uma experiência muito elucidativa aos bolsistas sobre a necessidade da capacitação de professores no uso de metodologias ativas e do importante papel da experimentação no seu processo de formação. Ao decorrer do projeto, os bolsistas também aprimoraram suas capacidades no desenvolvimento de materiais táteis e no uso de softwares para confecção de materiais didáticos, empregando sites educacionais para desenvolvimento de jogos básicos como o WordWall  e da utilização do Laboratório Maker, com o uso de softwares de edição gráfica que operam com vetores como o InkScape e o preparo de materiais para corte à laser. Como o projeto ainda está em andamento, os bolsistas planejam o desenvolvimento de futuras inserções, dando continuidade a aprendizagem e construindo um maior repertório teórico e prático para seu uso como futuros professores.

Biografia do Autor

Diego Pizzoli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Graciela Martins Mombach Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (PUCRS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Professor Orientador do PIBID no IFRS - Campus Canoas.

Cintia Regina Fick, Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro - Canoas/RS

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), Especialista em Educação Matemática (UFSM), Licenciada em Matemática (UFSM); Professora da Prefeitura Municipal de Canoas, Professora Supervisora do PIBID na EMEF Irmão Pedro - Canoas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar