Música no IFRS-Canoas

  • Johann da Silva Buhler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Maurício Ivan dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: música, sensibilidade, cooperação

Resumo

O Projeto de Ensino Música no IFRS Canoas surge da necessidade de oferecer à comunidade interna do campus espaços que superem os limites do currículo e da rotina diária, dialogando com as representações artísticas e culturais destes sujeitos, possibilitando-os a vivência com outros contextos socioculturais, aspecto que colabora tanto para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento individual. Nesse sentido, o projeto tem o objetivo de contribuir para a socialização e aprendizado das diversas formas culturais que se expressam através da linguagem musical, pois isso faz parte do cotidiano dos nossos estudantes e servidores, independentemente de sua classe socioeconômica ou idade, possibilitando uma grande troca de experiências e conhecimentos, levando em conta a vasta pluralidade dos integrantes do projeto.  Soma-se a isto, o fato de que a vivência musical desenvolve o trabalho das emoções, da sensibilidade e a percepção auditiva. No que tange ao desenvolvimento das atividades, nosso planejamento engloba aulas de prática e teoria musical que são ofertadas à comunidade interna do campus Canoas, na modalidade violão, com o foco principal na familiarização com a estrutura do instrumento, nas técnicas básicas de execução das notas e interpretação das músicas. Paralelamente às oficinas, ocorrem ensaios de dois grupos musicais. Os quais, sob a responsabilidade do professor coordenador do projeto, participam de diversos eventos junto às comunidades interna e externa do Campus Canoas, realizando encontros duas vezes por semana, repleto de muita criatividade, dedicação e divertimento, um momento propício para explorar tudo que há de mais inovador e criativo em termos musicais.

Até o momento, nota-se a evolução das habilidades técnicas dos integrantes, além da participação da comunidade externa do campus, ampliando e compartilhando conhecimento nas diversas áreas artísticas. Os eventos onde a comunidade externa tem a oportunidade de prestigiar o projeto nas apresentações despertam sensações inigualáveis, tanto por parte dos musicistas do projeto quanto por parte do público ouvinte.  Também, é notório o crescimento da interação social entre os participantes, que encontram na linguagem musical uma forma de se comunicar e compartilhar experiências únicas. Por fim, a oficina tem se mostrado como uma ação capaz de oferecer a oportunidade para a construção de produções artísticas e musicais no ambiente acadêmico ampliando o conhecimento cultural dos participantes, além de estabelecer diálogos entre o IFRS Canoas e a comunidade externa.

Biografia do Autor

Johann da Silva Buhler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Maurício Ivan dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), professor de ensino básico técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas-RS

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes