Trazendo o mundo das línguas e culturas para todos: o impacto do curso de Francês e do Clube de Leitura do IFRS Campus Canoas

  • Kalani Agostinho Rossi Alfaro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Gláucia da Silva Henge Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sheila Katiane Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: literatura, línguas estrangeiras, cultura

Resumo

O Núcleo de Línguas e Culturas é um projeto indissociável de ensino, pesquisa e extensão do IFRS Campus Canoas que engloba diversos projetos relacionados à área das linguagens como o Clube de Leitura, direcionado ao estímulo de leitura, principalmente de autoria feminina dentre os alunos do Campus e o curso de Francês, que disponibiliza, de forma gratuita, uma ótima base para o aprendizado da língua. Ambas as ações são de suma importância para a formação da comunidade acadêmica, não apenas por levarem novos conhecimentos à comunidade, mas também por trazerem aos seus participantes oportunidades de socialização com a comunidade interna e com participantes externos que geram um imenso enriquecimento da experiência do aprendizado. No Clube de Leitura são realizadas reuniões mensais para se tratar da obra escolhida para leitura, podendo ela ser tanto nacional como estrangeira e variando significativamente em seu período histórico. A metodologia do clube embasa fortemente a “teoria da recepção literária” de Hans Robert Jauss que enxerga a literatura como uma arte performática, ou seja, cujo sentido e significância são construídos pelo leitor e por suas experiências individuais, não exclusivamente pela obra em si. Levando essa tese em consideração, a troca de conhecimentos dentre leitores enriquece a experiência da leitura com as experiências e visões de mundo de cada indivíduo participante e transformam a leitura, muitas vezes vista como mera obrigação, em um hábito extremamente enriquecedor tanto para a construção de um repertório sociocultural quanto para o desenvolvimento humano do participante. Por outro lado, o curso de Francês é uma ação que possui a finalidade de levar o aprendizado da língua e cultura francesas para pessoas que não têm conhecimento prévio por meio de métodos tradicionais no aprendizado linguístico como a prática de escuta, o treino da conversação e as atividades de leitura e escrita, mas também através de atividades lúdicas e não convencionais tais como a prática de culinária ou a troca de conhecimentos sobre a história e cultura das comunidades francófonas. Experiências inovadoras como essas geram uma contribuição imensa para o aprendizado dos participantes, pois conseguem levar a língua e a literatura para fora do ambiente da sala de aula e fazer com que se torne algo indissociável no cotidiano do aluno, a fim de que o francês não seja apenas aprendido, mas também vivenciado. Através dessas ações, o Núcleo de Línguas e Culturas traz para dezenas de pessoas, dentro e fora do campus, experiências e conhecimentos que são, muitas vezes, vistos como somente pertencentes à elite, como a literatura, vista como mídia unicamente acessível a pessoas de alta cultura, e a língua francesa, também vista como um idioma de acesso apenas dentre pessoas de classe social elevada. Portanto, o projeto não apenas contribuiu e segue contribuindo para a obtenção de conhecimentos linguísticos, mas também para uma deselitização da língua e cultura, gerando grandes mudanças em nosso modo de pensar e na maneira de enxergarmos a nossa realidade.

Biografia do Autor

Kalani Agostinho Rossi Alfaro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante voluntário do Núcleo de Línguas e Culturas. Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

Gláucia da Silva Henge, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Professora de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

Sheila Katiane Staudt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Professora de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Professora de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes