Projeto Mais Matemática: aulas de reforço escolar

  • Rafael Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: reforço escolar, aprendizagem matemática, evasão escolar

Resumo

O projeto tem como objetivo promover o reforço escolar em matemática para os estudantes do ensino médio integrado e dos cursos superiores do IFRS - Campus Canoas. A origem e motivação principal é de combater a defasagem de conteúdos de matemática do ensino básico observada em alguns alunos ingressantes no IFRS, que foi ainda mais acentuada pela pandemia de covid-19 e que não garantiu a aprendizagem dos estudantes e proveu a aprovação compulsória, sem a devida avaliação dessas aprendizagens. A partir desse cenário surge a ideia de disponibilizar para esse público um atendimento individualizado na forma de encontros presenciais no próprio campus, com aulas de reforço, esclarecimento de dúvidas e possivelmente execução de minicursos em alguns conteúdos selecionados considerados importantes de serem recuperados pelos estudantes. O Projeto Mais Matemática, visto que se encontra nos seus primeiros passos, conseguiu no primeiro semestre atender alguns alunos do ensino médio, incentivados com horas complementares, e sanar suas dúvidas oriundas de um ensino fundamental defasado, como mencionado anteriormente. Além disso, foi possível auxiliar alunos calouros do ensino superior, período sensível para garantir a permanência desses alunos, em suas disciplinas iniciais de matemática, garantindo a aprovação dos mesmos. Os próximos passos incluem a elaboração dos minicursos a serem ministrados nos sábados, oportunizando que alunos de todas as modalidades possam comparecer, a organização de um grupo com os alunos do campus onde eles possam tirar suas dúvidas com relação a conteúdos ou ainda questões específicas. No que se refere ao espaço físico, o bolsista conta com o Laboratório de Educação  Matemática (LEMA) e todos os seus materiais e recursos físicos e digitais, que contribuem para que a aprendizagem durante as aulas de reforço seja a mais efetiva possível. Essas aulas podem ser a qualquer momento durante os horários disponibilizados, com preferência pelo agendamento prévio por e-mail. Com isso, espera-se que os estudantes consigam avançar em seus estudos com menos defasagem de conteúdos básicos evitando possíveis evasões e aumentando os índices de aprovação e permanência dos discentes do IFRS - Campus Canoas.

Biografia do Autor

Rafael Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Superior de Matemática-Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto de ensino: Mais Matemática: projeto de reforço escolar de matemática.

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientador. Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS), Licenciado em Matemática (PUCRS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Coordenador do projeto de ensino: Mais Matemática: projeto de reforço escolar de matemática.  

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar