Para além das margens: a promoção linguístico-cultural no Campus Canoas do IFRS

  • Marina Candida Silveira e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Gláucia da Silva Henge Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Sheila Katiane Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: línguas, culturas, cursos extracurriculares

Resumo

O Núcleo de Línguas e Culturas, projeto indissociável do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, atua significativamente na promoção linguístico-cultural das comunidades interna e externa. Assim, o presente trabalho visa fortalecer a importância e a necessidade da expansão do ensino de idiomas e do incentivo à leitura para a formação integral. Tal medida se faz necessária tendo em vista a demanda da comunidade para cursos extracurriculares de cunho educativo e social em relação às línguas estrangeiras, encontros culturais sobre diversas obras literárias e promoção de espaços lúdicos e educativos. A fim de promover e incentivar o ensino público, gratuito e de qualidade, o Núcleo de Línguas e Culturas do Campus Canoas oferta anualmente cursos de inglês e francês para a comunidade, possuindo, atualmente, quatro turmas de francês e uma de inglês. Outrossim, no que diz respeito à demanda da região, a procura pelo curso de Francês, oferecido no ano anterior, aumentou 180% comparada a 2023, com 261 inscritos. Ainda em 2023, houve 237 inscritos para a nova oferta do curso de inglês. Além dos cursos de línguas estrangeiras, com intuito de fomentar a leitura, o Núcleo, através do Clube de Leitura, propicia encontros para conversar, debater e analisar obras literárias, estando elas vinculadas a escritoras, o que é fundamental no desenvolvimento pessoal e intelectual dos leitores e proporciona o convívio do grupo no formato online e por meio de reuniões presenciais mensalmente. Cabe trazer à luz que a porcentagem de interessados dentro e fora do IFRS aumenta consideravelmente entre os anos supramencionados; logo, levando em conta que o objetivo do Núcleo é instigar o contato com línguas estrangeiras e com culturas para além de fronteiras geográficas, a promoção e a validação de cursos extracurriculares fornecidos pelo Núcleo têm sido benéficas para a comunidade interna e externa do Campus Canoas, com, atualmente, cem participantes ativos distribuídos nas atividades fornecidas pelo Núcleo. Conclui-se, portanto, que há relevância de projetos indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão centrados no desenvolvimento linguístico-cultural propostos pelo Núcleo, tendo em vista que proporciona à comunidade o acesso à  educação de línguas estrangeiras e ao letramento literário, contribuindo, assim, ao desenvolvimento integral da população por eles atendida.

Biografia do Autor

Marina Candida Silveira e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Bolsista do Núcleo de Línguas e Culturas. Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Orientadora. Professora de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

Gláucia da Silva Henge, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Professora de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

 

Sheila Katiane Staudt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Coorientadora. Professora de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas.

 

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes