Curador virtual: em busca da alfabetização visual

  • Giovani Alencoi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Marcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Miria Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: alfabetização, imagens, visual

Resumo

O Software Curador Virtual é uma ferramenta de análise e interpretação de imagens que disponibiliza recursos visuais e contextualização para que a partir desses recursos o usuário possa ter o máximo de informações para uma leitura profunda da imagem apresentada, assim trabalhando de forma ativa a alfabetização visual. O Curador Virtual foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores de artes a elaborar aulas que estimulem o desenvolvimento estético dos alunos por meio da leitura de imagens, buscando suprir a carência de recursos que empreguem a leitura de imagens no ensino de arte. A necessidade de mudança nas metodologias de ensino surge da crescente informatização e do grande consumo de informações visuais na sociedade contemporânea. A alfabetização visual se torna cada vez mais significativa e importante para a interpretação e análise de informações. Com o surgimento das tecnologias digitais, o acesso às mídias visuais se expandiu consideravelmente, tornando a informação visual a mais consumida no mundo. Apesar da abundância de conteúdos disponíveis na web, muitas vezes as informações e imagens encontradas não são contextualizadas. É necessário aproximar as novas tecnologias da educação, incluindo a área da arte. Para isso, o Curador Virtual emerge promovendo uma forma nova de alfabetização para os alunos, a visual. O desenvolvimento do Curador Virtual se baseia na Abordagem Triangular para o ensino de artes, proposta por Ana Mae Barbosa. Essa abordagem vai além do fazer artístico e explora a leitura de imagens, contextualizando as obras. Tendo isso em foco, o aplicativo propõe um sistema de galerias que permite aos professores sugerir temas aos alunos, possibilitando que estes organizem as imagens de acordo com esses temas. O professor pode indicar critérios para essa busca, como artistas, épocas ou movimentos artísticos. Como resultado, o Curador Virtual vem sendo testado em turmas do primeiro ano de Desenvolvimento de Sistemas do IFRS Canoas, com o objetivo de testar a eficácia do aplicativo e o êxito em auxiliar os professores de arte no processo de educação visual. Como resultado dessa aplicação destaca-se que os alunos passaram a se interessar mais pela arte e tiveram uma notável melhora na análise de imagens, assim como os professores que utilizaram a plataforma puderam ter uma melhor interação com os alunos por meio da plataforma. O curador virtual mostra-se uma ferramenta muito valiosa para educadores e alunos, visto que o mundo digitalizado é recheado de informações visuais, é necessário instigar a alfabetização visual, propondo análise e interpretação de imagens.

Biografia do Autor

Giovani Alencoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante de Desenvolvimento de sistemas, cursando o terceiro ano no Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul. Bolsista de pesquisa e iniciação cientifica do projeto Curador Virtual do IFRS

Marcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduado em Bacharel em Ciência da Computação (2011), pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em ciência da computação (2014) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Informática na Educação pela (UFRGS). Professor de Linguagens para Internet e Programação Orientada a Objetos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Canoas). Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento web, revisão por pares, mineração de textos, processamento de linguagem natural, learning analytics.

Miria Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

É mestre em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, tendo como foco de pesquisa a produção de materiais educativos para o ensino de Artes Visuais, área de formação na qual possui bacharelado (2010) e licenciatura (2016), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atuou em projeto de extensão para pesquisa e elaboração de Objetos Virtuais de Aprendizagem em Artes (2015-2016). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes