O lugar das Histórias em Quadrinhos nas bibliotecas escolares do município de Canoas

  • Henrique Rodolfo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • João Maass Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Romir Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: histórias em quadrinhos, práticas pedagógicas, pesquisa

Resumo

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, promovendo o uso cada vez mais intenso de imagens para a comunicação social e para o desenvolvimento de processos pedagógicos. As histórias em quadrinhos, com sua característica de articular elementos imagéticos e textuais, podem contribuir para qualificar as práticas pedagógicas nas escolas. Dialogando com este cenário e lastreada numa experiência de mais de uma década, foi implementado o Projeto de extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos”. Na trajetória desta ação extensionista foram realizadas oficinas com estudantes e cursos de formação com docentes da rede municipal de Canoas e Cachoeirinha visando fomentar o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Um limite identificado nestas atividades, em especial na formação de professores, é o desconhecimento sobre o efetivo acervo de quadrinhos que os docentes têm disponível para trabalho na sala de aula. Visando superar esta lacuna, foi implementado o Projeto de Pesquisa “O lugar das Histórias em Quadrinhos nas bibliotecas escolares do município de Canoas”, objetivando analisar o acervo de quadrinhos e o lugar por ele ocupado nas bibliotecas escolares do município de Canoas. Além de permitir a elaboração de um levantamento do material disponível em quantidade e qualidade para o trabalho pedagógico, busca-se indicativos que permitam inferir sentidos, formas de uso e relações entre os quadrinhos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. De caráter exploratório, a pesquisa está metodologicamente desenhada em três etapas. Inicialmente foram realizados estudos sobre histórias em quadrinhos e educação visando a formação dos pesquisadores-bolsistas. Foram mapeadas e definidas as escolas municipais para a realização pesquisa e construído o instrumento de coleta dos dados – formulários on-line, via google formulários. A segunda etapa é o levantamento dos dados com a visitação das bibliotecas das escolas selecionadas. Por último será feita a análise e sistematização dos dados obtidos. Os resultados esperados são estabelecer um inventário crítico do acervo disponibilizado na rede municipal de Canoas e fazer um levantamento de como os docentes relacionam quadrinhos e educação. Com isso será possível desenhar problemas mais qualificados para etapas posteriores da pesquisa e propor práticas mais adequadas ao material disponível aos docentes nos cursos de formação continuada propostos pelo Projeto de Extensão Histórias em Quadrinhos e Cinema em processo pedagógicos.

Biografia do Autor

Henrique Rodolfo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do quarto ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração. Bolsista voluntário do Projeto "O Lugar das Histórias em Quadrinhos" nas escolas da rede pública de Canoas.

João Maass, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do quarto ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração. Bolsista voluntário do Projeto "O Lugar das Histórias em Quadrinhos" nas escolas da rede pública de Canoas. 

Romir Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduação em Geografia, Mestrado e Doutorado em Educação e Especialização em História em Quadrinhos. Professor de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Canoas, coordenador de projetos de extensão e pesquisa na área de histórias em quadrinhos e audiovisual.  

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes