Literatura e visibilidade na EJA: imagens de leitores de livros literários

  • Wesley Kalliel Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Kethelen Rhaissa Britto Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, literatura, fotografia

Resumo

O projeto de ensino LEV: Literatura e Visibilidade na EJA tem como objetivo promover o
contato dos estudantes com leitores e com a leitura de textos de literatura. Derivado de projetos anteriores de leitura no curso de Comércio da modalidade Proeja do IFRS Campus Canoas, a edição atual do projeto iniciou em agosto de 2023. O mundo contemporâneo é cercado de imagens de todos os tipos, com a divulgação em redes sociais de práticas cotidianas que incluem rotinas familiares, escolares e atividades sociais. Entre estas atividades, há poucas imagens de pessoas lendo livros ou registros de comentários sobre leituras de livros literários. Neste primeiro mês de atividades do projeto, foram registradas as leituras de estudantes do curso e dos demais estudantes e servidores do IFRS Campus Canoas. Os leitores são convidados a tirarem fotos de livros, ou de imagens alusivas aos livros, que estão lendo, que gostariam de ler ou que já leram, junto com um comentário sobre o livro. Tais imagens são impressas e divulgadas no IFRS Campus Canoas. Além disso, os participantes podem retirar livros emprestados pelo projeto e registrar o empréstimo com o envio de uma foto por meio de um formulário. Outra atividade de promoção da leitura que será realizada é levar leitores às aulas do Proeja, que conduzirão leituras de textos literários durante o horário de aula do curso técnico integrado de Comércio – modalidade EJA. Além de realizar a leitura de um trecho de texto ou obra completa, como no caso de crônicas, contos ou poemas, por exemplo, os estudantes e o leitor convidado terão a oportunidade de conversar sobre os textos lidos, sobre livros e remissões a outros textos e autores. A prática efetiva da leitura ampliará o repertório de leitura de textos e de autores pelos estudantes, bem como possibilitará a integração entre estudantes entre si e com os leitores convidados. Além disso, o momento específico para a prática coletiva da leitura destaca a importância de ler, principalmente textos literários. Durante o primeiro mês do projeto, foram registradas fotos de estudantes do curso de pós-graduação em Linguagens Contemporâneas e Ensino, dos participantes do Clube de Leitura do Núcleo de Línguas e Culturas do Campus Canoas e de outros estudantes e professores.

Biografia do Autor

Wesley Kalliel Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Terceiro Ano do Curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio no IFRS-Campus Canoas. Bolsista do Projeto LEV: Literatura e Visibilidade na EJA.

Kethelen Rhaissa Britto Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso técnico de Comércio integrado ao Ensino Médio na modalidade Proeja do IFRS-Campus Canoas.

Fabiana Cardoso Fidelis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2006) e licenciada em Letras, hab. Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997).

Publicado
2023-11-27
Seção
[Exposição] Linguística, Letras e Artes