Divulgação e envolvimento dos usuários na plataforma RevisãoOnline

  • Bianca Erthal de Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Ana Luisa Freire da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Marcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albília de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: redação, ENEM, redes sociais

Resumo

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas desenvolveu o projeto RevisãoOnline, uma plataforma online gratuita que serve como uma comunidade virtual dedicada à revisão e escrita de textos dissertativo-argumentativos. O objetivo deste trabalho, no entanto, é construir e avaliar uma infraestrutura para a divulgação da plataforma que conta com as redes sociais: Youtube, Twitter e Instagram/Facebook. Na plataforma, os estudantes desempenham dois papéis: o de escritor e o de revisor. Como escritores, os usuários escrevem entre temas disponíveis na plataforma. Após escrever sua redação, ela é submetida para avaliação no sistema, que seleciona dois outros usuários da plataforma para revisá-la. No papel de revisor, os usuários utilizam ferramentas de correção que auxiliam na avaliação dos aspectos exigidos nas redações do ENEM. Nessa seção de revisão de redações, também são integradas ao sistema postagens feitas no instagram com o intuito de auxiliá-los na correção e atrair a atenção dos estudantes, utilizando como uma forma de divulgação por meio do usuário recomendar para conhecidos. Dessa forma, outros indivíduos ingressarão na rede social e, por conseguinte, no sistema. A metodologia de desenvolvimento dos posts é dividida em três etapas. Confecção: As ferramentas utilizadas para a construção das postagens são o Documentos Google, para o desenvolvimento de sua escrita, e o Canva, para seu design. Avaliação: A versão final da postagem é revisada por um professor da área de letras e pelo orientador do projeto. Discutimos pontos específicos, como escrita, didática e clareza das informações. Publicação: As postagens aprovadas são publicadas na semana de sua elaboração. As postagens rejeitadas são reformuladas com base nas sugestões e observações do processo de avaliação. Como resultados parciais, até o momento, o RevisãoOnline já auxiliou estudantes os quais concluíram 4.011 revisões e produziram 1.841 redações dissertativo-argumentativas. Apesar das redes sociais até o momento não possuírem um número significativo de seguidores, são postados novos conteúdos uma a duas vezes por semana, e até o momento já atraíram 476 seguidores no Instagram e 81 seguidores no Twitter. Este conteúdo também está acessível na seção de dicas da plataforma, que de acordo com os dados do Google Analytics, a página revisaoonline.com.br/dicas é a segunda página mais visitada pelos usuários.

Biografia do Autor

Bianca Erthal de Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Cursando Administração integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Ana Luisa Freire da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Cursando Administração integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul, IFRS, Canoas

Marcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduado em Bacharel em Ciência da Computação (2011), pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em ciência da computação (2014) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Informática na Educação pela (UFRGS). Professor de Linguagens para Internet e Programação Orientada a Objetos no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Canoas). Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento web, revisão por pares, mineração de textos, processamento de linguagem natural, learning analytics.

Cleusa Albília de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Graduada em Letras Licenciatura em Português/Espanhol pela Universidade de Cuiabá (2008), graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação (2017), mestrado em Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e consultor ad hoc do INEP/MEC do Ministério da Educação. Nos últimos anos participa das discussão e estudos da cultura afrocentrada, com ênfase no empoderamento das mulheres negras e, sobretudo mulheres na fronteira Oeste, ampliando as discussões com o grupo de pesquisa morada nas temáticas de migrações e idiomas (Português/Espanhol)É membro do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), portaria n. 53/2023 do campus Canoas e membro da Comissão de Heteroidentificação do Campus Canoas, portaria n. 55/2023

Publicado
2023-11-27
Seção
[Comunicação] Linguística, Letras e Artes