Quariterê: desvendando as raízes culturais de Tereza Benguela

  • Jaqueline Russczyk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Alexandre Augusto Malgor Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Márcio Bigolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Cleusa Albilia de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente
Palavras-chave: Identidade afro-brasileira, Reconhecimento, Tereza Benguela

Resumo

Ao longo da história do Brasil, diversas personalidades negras que tiveram um papel significativo na esfera social foram sistematicamente esquecidas. Como consequência, atualmente, a maior parte da população no país não tem conhecimento sobre essas figuras importantes. Tereza Benguela é um dos maiores exemplos disso e, considerando essa realidade, o projeto é uma resposta ao reconhecimento da importância incontestável da figura de Tereza Benguela na história afro-brasileira e no cenário mais amplo da cultura brasileira. Tereza Benguela foi não apenas uma líder quilombola, mas também uma defensora dos direitos humanos, uma figura icônica da resistência negra e um símbolo de empoderamento feminino. O projeto propõe um mergulho profundo na herança cultural e histórica de Tereza Benguela, destacando seu legado de liderança e resistência, por intermédio de oficinas de leitura e debate, atividades educacionais e interações com a comunidade do Campus Canoas do IFRS. O objetivo do projeto é promover uma compreensão ampliada das tradições e valores que moldaram sua trajetória, além de resgatar suas contribuições, buscando inspirar a compreensão sobre a preservação da cultura afro-brasileira. Avalia-se ser um tema transversal pesquisar e documentar a história de Tereza Benguela, a cultura afro-brasileira e a comunidade local, pois envolve os estudos de gênero e questões de empoderamento feminino, por meio da influência desta importante figura social. Os resultados parciais trazem a conscientização cultural sobre a importância da Tereza Benguela e os resultados obtidos a partir da cultura afro-brasileira. Para tanto, fez-se necessário a coleta de materiais históricos, documentos, relatos e artefatos relacionados à história de Tereza Benguela e da cultura afro-brasileira. Dentre as atividades educativas pdoemos citar a realização de palestras, workshops e seminários abertos à comunidade para compartilhar conhecimentos sobre Tereza Benguela e a cultura afro-brasileira, assim como desenvolver recursos educacionais, como materiais didáticos. No âmbito das publicações e divulgação, temos a produção de materiais impressos e digitais para documentar os resultados do projeto, além de fazer uso das mídias sociais e sites para divulgar as atividades e conquistas do projeto. Como colaboração acadêmica citamos o envolvimento dos servidores, dos pesquisadores e dos estudantes, contribuindo com pesquisas e conhecimentos acadêmicos para enriquecer o projeto. Essa metodologia deve permitir que o projeto "Quariterê: desvendando as raízes culturais de Tereza Benguela" atinja seus objetivos, promovendo a conscientização cultural, o empoderamento e a preservação da rica herança afro-brasileira. O projeto integra o ensino ao envolver estudantes em atividades práticas e que complementam sua formação acadêmica, pois, dessa forma, eles têm a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em sala de aula na pesquisa e nas atividades de extensão, visto a compreensão de que pesquisa e extensão são essenciais para o sucesso e o impacto positivo do projeto "Quariterê".

Biografia do Autor

Jaqueline Russczyk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Alexandre Augusto Malgor Barreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Márcio Bigolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Desenvolvedor e idealizador do projeto RevisãoOnline (revisaoonline.com.br). 

Cleusa Albilia de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Serra São Vicente. Coordenadora do projeto "Vozes Negras: estudos Étnico-Raciais nas Escolas Públicas das Comunidades Tradicionais de MT.

Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar