Sistema digital de testes de estanqueidade de sensores de pressão

  • Edison Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Dolurdes Voos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Priscila Schlee Pletsch Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Gilberto Marques Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Desenvolvimento tecnológico, Inovação, Indústria 4.0

Resumo

O projeto "Sistema digital de testes de estanqueidade de sensores de pressão" visa desenvolver uma solução tecnológica para aumentar a segurança e a eficiência nos processos de teste de sensores de pressão utilizados pela empresa Novus Produtos Eletrônicos, localizada no Parque Canoas de Inovação. A Novus produz sensores para medir a pressão de um gás, com faixa de pressão nominal de 1 a 25 bar (de 14,5 libras por polegada quadrada a 362,6 libras por polegada quadrada). Atualmente, são utilizados cilindros de gás comprimido com pressões altas, superiores a 90 bar (1.305,3 libras por polegada quadrada) para gerar a pressão de teste do sensor. Este sistema apresenta um risco à segurança dos operadores e até mesmo risco de explosão de grandes proporções na linha de produção. Este projeto de PD&I visa substituir os cilindros de gás comprimido por um mecanismo controlado por um sistema digital, com sensores digitais, controladores digitais e atuadores lineares, produzindo uma pressão operacional necessária de 30 bar, com resolução de 0,1 bar, em oito canais simultâneos. Este sistema substitui o cilindro de alta pressão, eliminando os riscos associados ao seu uso. O objetivo geral do projeto é contribuir para a formação científica e tecnológica dos alunos do IFRS Campus Canoas, promovendo o desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com empresas privadas, reforçando o papel institucional do IFRS como promotor da inovação. Contando com uma equipe de docentes e discentes do IFRS Campus Canoas, o projeto adota a metodologia Stage-Gate que organiza o desenvolvimento do projeto em etapas planejadas e interdependentes. Este modelo de gestão de projetos é amplamente adotado em processos de inovação e permite que os estudantes desenvolvam habilidades práticas e participem de todas as fases do projeto. As metas incluem o estudo dos requisitos iniciais da Novus, a definição e construção dos componentes do sistema, bem como a condução de testes funcionais e a homologação do produto final, que deve estar pronto até maio de 2025. As etapas do projeto são: estudo dos quesitos técnicos demandados pela Novus; pesquisa científica sobre a geração de ar comprimido em médias pressões; modelagem de todos os componentes mecânicos utilizando CAD; projeto e desenvolvimento do sistema de controle embarcado; desenvolvimento dos elementos estruturais do equipamento; construção do equipamento; testes e ensaios do sistema, culminando na homologação do equipamento pela Novus com a respectiva elaboração de um relatório técnico. Este projeto de PD&I está alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável 4 (Educação de Qualidade), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 12 (Consumo e Produção Sustentáveis). O projeto se insere nas áreas de informática industrial e processos de fabricação, abordando temas de inovação e qualidade. A participação dos alunos é incentivada por meio de bolsas e atividades de iniciação científica e tecnológica, além de visitas técnicas que complementam sua formação prática. A implantação desse sistema traz benefícios para o processo de produção da empresa parceira e potencializa o aprendizado aplicado dos estudantes, consolidando o IFRS Campus Canoas como instituição relevante em educação, ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Edison Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul no Campus Canoas. 

Dolurdes Voos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Priscila Schlee Pletsch, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Gilberto Marques Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do Curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Publicado
2025-06-04