Labmaker: inovação e soluções criativas transformando ensino, pesquisa e extensão

  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Bruna Cassel do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Lucas Silveira Velnecke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Palavras-chave: Educação STEAM, Materiais didáticos, Cultura Maker

Resumo

Este trabalho apresenta ações desenvolvidas no Labmaker do IFRS - Campus Canoas durante o corrente ano. Destaca-se que o espaço é mantido pelo orientador e bolsistas do projeto indissociável “Inovação Labmaker: soluções criativas transformando ensino, pesquisa e extensão” e do projeto “Estruturação do habitat de inovação Labmaker do IFRS - Campus Canoas”. Ao longo do ano, esses projetos passaram por adaptações, inicialmente devido a cortadora a laser estar estragada, depois, em virtude dos impactos da enchente. Apesar disso, foram realizadas diferentes ações, como a produção de material didático, oficinas, recebimento de visitantes, visitas guiadas de escolas, abertura do espaço à comunidade acadêmica e externa com o Open Day, participação em eventos - Ifcitec e Mostratec. Neste espaço também foi desenvolvido o projeto Re(Criar), que produziu materiais didáticos para escolas públicas atingidas pela enchente, e a produção de troféus para eventos institucionais, como a XI Semana Acadêmica de Matemática e o VII Festival Literário. Além disso, o espaço foi utilizado em disciplinas dos cursos de licenciatura e mestrado em matemática, permitindo que os estudantes desenvolvessem projetos específicos, incluindo parte de uma dissertação de mestrado. Houve melhorias na infraestrutura, como a construção de armários para organizar materiais e a ampliação dos equipamentos, contando com seis novas impressoras 3D. Essas ações otimizaram o uso do espaço, tornando-o mais funcional e acessível para diferentes iniciativas. Na produção de materiais didáticos, destacaram-se jogos como La Boca, Perspectiva e Quatro Critérios, que foram utilizados na Gincana de Matemática, realizada em 8 de novembro, com a participação de 16 escolas municipais de Canoas. A atividade, promovida em parceria com o projeto "Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA)" e a Secretaria Municipal de Educação (SME), contou com o apoio de estudantes da licenciatura em matemática. O impacto social foi evidente, especialmente em eventos como a Mostratec e a Gincana Matemática, em que a qualidade dos materiais e a interação do público foi positiva. Também, a execução do projeto Re(Criar), por exemplo, destacou-se no apoio a escolas afetadas pela catástrofe climática de maio. Ainda, pode-se destacar a transformação pessoal e acadêmica enquanto bolsistas do projeto, visto que são colocados em prática conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, destacando-se também a melhoria significativa para resolução de problemas e de trabalho em equipe, uma vez que são criadas soluções em conjunto para os desafios encontrados. Assim, cada bolsista com suas habilidades específicas compartilha o conhecimento para um bem comum da equipe. Durante o ano ocorreu a capacitação através de minicursos para operar as máquinas e usar os softwares que auxiliam na modelagem e desenvolvimento dos materiais, como o tinkercad, inkscape e makercase que, para além do Labmaker, pode-se usar este conhecimento tanto nos estágios quanto na profissão após a conclusão do curso. Assim, os projetos do Labmaker buscam integrar ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a educação STEAM na instituição. Com o foco na formação acadêmica dos bolsistas e na criação de recursos educacionais inovadores, o Labmaker reafirma seu papel como um espaço de aprendizado prático e de colaboração interdisciplinar.

Biografia do Autor

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Canoas. Coordenador do projeto indissociável “Inovação Labmaker: soluções criativas transformando o Ensino, Pesquisa e Extensão” e do projeto “Estruturação do habitat de inovação Labmaker do IFRS - Campus Canoas”.

Bruna Cassel do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto indissociável: Inovação Labmaker: soluções criativas transformando o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Lucas Silveira Velnecke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
Estudante do curso Superior de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Bolsista do projeto: Estruturação do habitat de inovação Labmaker do IFRS - Campus Canoas.
Publicado
2025-06-04
Seção
[Comunicação] Multidisciplinar