O terrário para observar os seres vivos e não vivos e suas relações:

  • Andrielli Machado Alves
  • Maria Mariana de Oliveira
  • Paola Fernandes dos Santos
  • Vitória de Oliveira Brombatti
  • Yandirá Vargas de Oliveira
  • Fabiana Franciski

Resumo

No decorrer das aulas no 6º ano a professora solicitou o material para fazermos um terrário. Começamos com a coleta dos seres não vivos e depois dos seres vivos para levar no dia seguinte a aula. Temos que admitir que não foi nada agradável pegar minhocas, formigas e etc. Aos poucos fomos nos divertindo e achando interessante procurar animais para levar a aula.O melhor foram a montagem e observações. Gostamos tanto de ver nosso terrário ser montado, nos sentimos orgulhosas em ver um trabalho nosso tomando forma. As aulas de ciências com práticas através das quais podemos construir os conceitos com a professora e também sermos avaliados por todo o processo são as ideais. OBJETIVOS: Simular as camadas do solo observando a absorção de água, animais, desenvolvimento das plantas e fixação das raízes; descobrir como se comportam animais diferentes e plantas no mesmo meio; identificar uma ou mais cadeias alimentares; distinguir os estados físicos da água ( vaporização ); observar o modo de vida e interrelação dos seres vivos; desenvolver uma linguagem e meios científicos através da confecção de relatórios diários após observação; buscar desenvolver um bom relacionamento e entendimento entre os componentes do grupo. METODOLOGIA: (1) formação do grupo de 5 alunos; (2) coleta do material: brita, areia grossa, areia fina, terra, pote pequeno(laguinho); plantas com raízes, invertebrados diversos, pedras e casca de árvores(esconderijo/casa para animais), água, fita adesiva, papel, caneta, garrafa plástica de 5 litros para a montagem; (3) em aula, montagem do terrário; (4) o terrário foi fechado; (5) foi observado por 10 minutos o comportamento entre os seres; (6) foi realizado o registro em relatório estabelecido pela professora. Posteriormente, a professora discutiu alguns assuntos como o solo(suas camadas), cadeia alimentar, fotossíntese, interação entre os seres, cuidados com o terrário. Fizemos algumas perguntas relacionadas ao que estávamos observando e referente aos cuidados que teríamos. Durante 4 semanas fizemos relatórios diários, cada semana uma componente do grupo ficou responsável pelo terrário cuidando e relatando os acontecimentos. Ao final discutimos os resultados e fizemos algumas perguntas. A professora fez uma avaliação para saber se gostamos ou não da aula diferente. RESULTADOS: Inicialmente nosso terrário não deu certo, pois o excesso de água e luz solar mataram todos os seres. Fizemos um segundo corrigindo os erros. Logo após começamos a relatar as observações feitas. As situações mais observadas foram o surgimento de plantas novas, morte de formigas, flores nascendo, a centopéia sobreviveu por 2 meses, os caracóis e lesmas bastante ativas, formação de gotas nas paredes do terrário, vaporização da água do laguinho. Aprendemos como pensar e registrar nossas experiências de forma científica. Por possuirmos personalidades diferentes tivemos alguns conflitos no grupo, mas em alguns conseguimos chegar a um consenso. Acreditamos que nosso relacionamento como colegas e amigas melhorou. Claro que ainda temos muito a melhorar, mas este trabalho foi um bom começo.

Palavras-chave:Terrário; Ecossistema; ciclo da água; seres vivos; invertebrados; cadeia alimentar; solo

Publicado
2014-09-12
Seção
[Pesquisa] Resumos nível fundamental