Histórias no ensino das equações: um estudo de caso

  • Alessandra Daniela Buffon
  • Gisele Palma

Resumo

As equações desenvolvidas 7º ao 9º ano do ensino fundamental consistem na estrutura das fórmulas da física do Ensino Médio. Nessa nova etapa, o aluno aprende os conceitos que alicerçam a física e por meios deles precisa calcular dados importantes como velocidade, aceleração, força, entre outros. Esses cálculos têm uma estrutura muito semelhante à de uma equação. Segundo Fernández, muitos alunos apresentam problema de aprendizagem reativo, isto é, sentem vontade em apreender, porém não se adaptaram às situações de aprendizagem disponibilizadas pelo meio escolar. Nesse sentido, para muitos alunos, as dificuldades em operar com equações é resultado da linguagem matemática utilizada na escola, a qual é apresentada, inicialmente, com regras complexas de entender. Com base nisso e nos estudos realizados ao longo do Curso de Licenciatura em Física, desenvolvi uma metodologia que tem por objetivo facilitar a compreensão das equações. Esta prática foi aplicada em aulas de reforço individuais na disciplina de matemática para alunos do 7º ano de escolas públicas cicladas e seriadas e na disciplina de física, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares seriadas. Sua base consiste em uma história cotidiana de nível infanto-juvenil tendo como protagonistas os números e as letras. A mesma pode ser aplicada em diferentes equações, com diferentes graus de complexidade. No entanto, é importante destacar que as histórias têm a função de minimizar o impacto inicial com as regras, através de uma linguagem informal e contextualizada, sendo que ao longo do processo de aprendizagem, são introduzidos os termos técnicos da matemática e da física. Como resultado, foi possível perceber que a metodologia utilizada auxiliou no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos envolvidos, nas aulas regulares de matemática e nas de física.
Publicado
2014-07-14
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior