LogiC: Aprimorando o Ensino de Lógica de Programação em Menor Prazo

  • Laura Dias
  • Yuri Becker
  • Igor Lorenzato
  • Patricia Hubler

Resumo

O projeto “LogiC - O ensinar e o aprender de lógica de programação e sua implementação em linguagem C”, de extensão do IFRS Campus Canoas, tem como central objetivo o incentivo do aprendizado de disciplinas da área de informática. Utiliza, para tanto, duas principais atividades - o incentivo aos alunos internos para que participem em competições e eventos relacionados à área da informática, fazendo uso de grupos de estudo e realizando a divulgação das disputas; e o planejamento e execução de oficinas de lógica de programação e Linguagem C a alunos frequentadores de escolas municipais canoenses. Ambas atividades vêm sido desenvolvidas desde o primeiro ano do projeto, totalizando três anos. No caso da última, o curso de lógica de programação, algumas mudanças aconteceram ao longo dos anos para que as aulas evoluíssem e melhorassem em alguns pontos. Tais mudanças serão explicadas nesse trabalho, após breve contextualização de como funciona o curso. O LogiC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Canoas, convida 30 alunos de escolas públicas (de 7º a 9º ano), da região próxima ao campus, a participarem das oficinas oferecidas anualmente. O curso, ministrado pelos bolsistas do projeto, é gratuito e ocorre em um laboratório do campus, uma manhã por semana, com duração de 2 horas. Nesse ano, procurou-se uma nova metodologia de ensino, voltada a um curso de curta duração: o ensino de lógica de programação através da linguagem C. Nos outros anos, o curso dividia-se em dois semestres durante o ano: no primeiro, havia o aprendizado de lógica de programação através de português estruturado; no segundo, a linguagem C era apresentada e utilizada. Como desvantagem, os alunos tinham um curto período para fixar a sintaxe das linguagens, causando muitas vezes confusão na escrita de código. Assim, em 2016 uma apostila foi elaborada pelos bolsistas, propondo ensinar a lógica de programação já em Linguagem C, evitando a transição do português estruturado no mesmo ano. A mesma foi distribuída para cada participante e é utilizada em aula, juntamente a slides e computadores do laboratório. A nova metodologia mostrou-se promissora, considerando que em um menor tempo os estudantes puderam desenvolver conhecimentos lógicos e de sintaxe, sem fazer as confusões observadas nos anos anteriores. As aulas oferecidas pelo LogiC, em constante mudança e evolução, buscam motivar o ingresso na área de informática, que cada vez mais necessita de profissionais capacitados. Observa-se sucesso do projeto em cumprir seu principal objetivo: dar a jovens uma oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e interesse pelo ramo de TI. Mais uma vez, o mesmo destaca-se como ponte entre a comunidade externa e nosso campus, planejando cativar cada vez mais estudantes no aprendizado de informática ao explorar novas técnicas.
Publicado
2017-02-21
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio