Imprensa e fotografia: história da educação em Osório – RS

  • Diana Patrícia Mauer IFRS - Câmpus Osório
  • Leonardo Fernandes Coelho IFRS - Câmpus Osório
  • Nínive da Silva Girardi IFRS - Câmpus Osório
  • Talita Rangel Ingrassia IFRS - Câmpus Osório
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira IFRS - Câmpus Osório

Resumo

Resumo: Vinculado ao projeto - História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório - RS, o presente relato trata de resumir o processo de busca, compreensão e preservação da história das instituições escolares públicas do município citado, bem como da análise da cultura escolar da cidade. Considera-se importante citar que a fase inicial da pesquisa foi dedicada somente ao acervo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório devido a esta ser a mais antiga escola municipal e também na intenção de valorizar a trajetória da mesma, pouco destacada considerando seu devido valor. Porém, em sua totalidade, o projeto consiste em uma pesquisa documental, através de fontes escritas e iconográficas, extraídas não só do acervo da escola citada anteriormente - em que foram digitalizados e catalogadas 362 imagens do período que compreende da década de 1920 até os dias atuais -, mas também da imprensa da cidade. Nesse contexto, foram digitalizados 18 documentos sobre a Escola General Osório e realizou-se uma intensa pesquisa na imprensa impressa compreendida do período de 1986 a 1994 do Jornal Momento, e, nessa busca, também foram consideradas notícias do Correio do Litoral, da Folha do Litoral e de O Legendário, sendo os últimos dois datados da década de 1930. Fundamentalmente, buscou-se formar um referencial teórico-metodológico que possibilitasse a compreensão de algumas categorias fundamentais para a análise proposta, sendo elas: Cultura escolar, História das Instituições Escolares, História da Educação, e Análise das Fontes (através de imagens e imprensa). Dessa maneira, o trabalho teve embasamento para as duas primeiras categorias citadas anteriormente principalmente na obra de Carvalho (1989), bem como ao considerar o tópico - História da Educação - optou-se por Lopes e Galvão (2005) e para a análise das fontes utilizando a imprensa, fez-se necessário empregar a metodologia de Barbosa (2007), apoiada por Borges (2003, p.53), que evidencia: "A fotografia pode ser criticada por alguns, mas a maioria dos historiadores utilizam ela como meio de documento histórico." e, de forma geral, menciona-se a importante contribuição propiciada por Saviani (2006), pesquisador da área estudada. Compartilha-se que nesses estudos foi possível observar que grande parte da população da região de Osório é de pessoas negras e pardas, ao contrário da crença popular de dominação açoriana, pois com o auxílio do acervo fotográfico da Escola pesquisada notou-se que essas pessoas estavam presentes naquela época, porém, sua presença escolar era escassa. Em todo esse trabalho de reconhecimento e transcrição de informações referentes à, primordialmente, educação municipal, mas também incluindo estadual e nacional, o objetivo foi agregar esse conhecimento adquirido de forma a permitir a análise da cultura escolar do município e preservar a memória deixada pelas instituições educacionais, tanto como forma de reconhecimento, como sistema facilitador para posteriores pesquisas nessa área.

 Palavras-chave: história da educação; fontes iconográficas; imprensa.
Publicado
2014-07-16
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio