LogiC - Explorando competições como ferramenta de apoio ao ensino

  • Yuri Becker
  • Laura Dias
  • Igor Almeida
  • Patricia Hübler

Resumo

Competições acadêmicas estão cada vez mais comuns entre os estudantes. Não poderia ser diferente com competições na área de Programação de Computadores. Estas competições despertam nos participantes o desejo por mais conhecimento do que aqueles vistos nas disciplinas de seus cursos, sendo uma potencial ferramenta no auxílio do aprendizado. Visando trabalhar este potencial o projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Canoas “LogiC – O ensinar e o aprender de Lógica de Programação e sua Implementação em Linguagem C” busca incentivar a participação em competições e olimpíadas que envolvam disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem C. Através do projeto LogiC alunos participaram de diversas competições, entre elas: Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA) - 2014, Maratona da Sociedade Brasileira de Computação - 2014, Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – 2014, Desafio Nacional Acadêmico – 2015, OBI – 2015, CRIA - 2016. Essas competições muitas vezes exigem que os participantes tenham conhecimento de linguagens de programação que não são ensinadas nas disciplinas relacionadas à lógica de programação. Por esse motivo o projeto além de incentivar a participação dos alunos nas competições, também disponibiliza oficinais preparatórias lideradas pelos bolsistas do projeto. Essas oficinas tem o objetivo de ensinar aos alunos novas linguagens de programação através de material didático próprio, utilização de ferramentas disponibilizadas pelas competições e realização de exercícios. No ano de 2016, onze alunos de diferentes turmas do IFRS - Campus Canoas foram inscritos na Copa rio Info de Algoritmos (CRIA), prova que foi realizada no dia 10/06/2016. Junto com a divulgação da prova também ocorreu a divulgação das oficinas preparatórias para a CRIA. Após a realização da Copa rio Info de Algoritmos (CRIA), realizamos uma pesquisa que identificou que a participação dos alunos na Oficina preparatória para a CRIA, além de proporcionar o aprendizado de uma nova linguagem de programação, também auxiliou na melhora do desempenho acadêmico nas disciplinas relacionadas à lógica de programação.
Publicado
2017-02-21
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio