Pensaqui: um objeto educacional sobre transformações químicas
Resumo
Resumo: Os estudantes constroem concepções sobre o conteúdo estudado, baseando-se na vivência de seu dia-a-dia. Essas concepções nem sempre são cientificamente aceitas, tendo de ser trabalhadas a fim de que os estudantes construam, sem ignorar suas antigas concepções, entendimentos cientificamente aceitos. O modo de ensinar tem sofrido diversas mudanças. O computador, juntamente com os objetos educacionais, se torna um aliado para a educação, pois os estudantes utilizam um modo de entretenimento para, de uma forma interativa, aprender. O presente projeto tem como objetivo construir um objeto educacional, com a finalidade de ajudar ao estudante a compreender conteúdos relacionados a transformações químicas. O objeto educacional está sendo desenvolvido no programa Adobe Flash CS5. As etapas anteriores à construção foram de coleta e análise dos dados e construção do roteiro. A coleta de dados foi realizada com alguns alunos de ensino médio do IFRS Câmpus Canoas, os quais participaram de entrevistas, que consistiam na narração de uma história que continha situações onde a transformação química estava no contexto dia-a-dia dos personagens. Nesta etapa de coleta de dados, além das entrevistas, os alunos foram a um laboratório de química da UFRGS, onde ocorreram atividades experimentais. A partir da coleta, iniciou-se o processo de análise. Os dados analisados resultaram em artigos na área de educação em química e formam a base para o desenvolvimento do roteiro do objeto. O roteiro está organizado em diálogos entre personagens, questões abertas e fechadas, e leitura de textos didáticos. Primeiramente, é apresentado ao usuário o ambiente de uma escola, onde os personagens se deparam e se animam com o anúncio de um evento científico. Após, é apresentado ao aluno o ambiente da cozinha de uma das personagens. Este cenário é bastante importante, pois é onde ocorrem as duas transformações químicas, que tratam sobre a efervescência de um comprimido antiácido e a fervura da água, sobre as quais o usuário terá de pensar e interagir com o objeto. Após o usuário ter observado as duas reações, é possível que ele escrea a sua hipótese sobre os acontecimentos, sem ter acesso a nenhuma outra informação. A seguir, o estudante é levado ao ambiente do quarto da personagem, e é apresentada uma contra-sugestão, momento em que os personagens apresentam as suas hipóteses, sendo elas cientificamente aceitas ou não. Analisando essas contra-sugestões, o usuário pode mudar a sua primeira hipótese e tem o contato com textos cientificamente aceitos. Novamente, o aluno pode criar uma terceira opinião, juntando à sua primeira impressão, a hipótese dos personagens e os textos. É importante ressaltar, que todos os dados que o usuário inserir serão armazenados, possibilitando que o professor os utilize para identificar as dificuldades de cada aluno. Para finalizar, o objeto sorteia algumas questões sobre diversas outras transformações químicas, em diferentes contextos, para que o aluno possa pensar e utilizar os conceitos apresentados anteriormente pelo objeto, demonstrando se consegue ou não visualizar os conteúdos em diversas circunstâncias.
Palavras-chave: transformações químicas; objeto educacional; pensaqui.