Clima organizacional percebido pelos servidores da coordenadoria de atendimento ao cidadão

  • Isadora Teresinha Poock Delavequia
  • Sérgio Almeida

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a percepção dos servidores da coordenadoria de atendimento ao cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas em relação ao clima organizacional. Ele reflete a satisfação ou insatisfação dos indivíduos para com a organização, seja ela pública ou privada. Um dos reflexos negativos observados é a alta intenção de rotatividade dos colaboradores e, ainda que o senso comum estabeleça que servidores públicos tendem a permanecer no mesmo órgão, tem sido cada vez mais comum que os servidores busquem novas oportunidades. Como a rotatividade é um fator que impacta na qualidade dos serviços prestados, este estudo buscará responder à seguinte pergunta de pesquisa: Qual a percepção dos servidores da coordenadoria de atendimento ao cidadão quanto ao clima organizacional? A metodologia utilizada no trabalho será uma pesquisa quantitativa, através de um estudo de caso, com a aplicação de uma survey a ser respondida por todos 23 funcionários lotados na coordenadoria. Ao final, este estudo espera contribuir com proposições de melhoria do clima organizacional, a fim de reduzir os fatores que levam à rotatividade e à perda na qualidade dos serviços prestados.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio