Construindo e Reforçando a Responsabilidade de Crianças com Deficiência Intelectual

  • Leonardo Lopes
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Northon Farias Iserhardt

Resumo

É importante, durante a infância, desenvolver o conceito de responsabilidade e comprometimento. No caso de crianças com deficiência intelectual as dificuldades encontradas para que elas desenvolvam noções de responsabilidade e comprometimento são ainda maiores. A partir de reuniões realizadas com representantes e profissionais da APAE Canoas, que estabeleceu em 2016 uma relação de parceira com o IFRS Campus Canoas, vários problemas e situações foram apresentados. Nessas reuniões foi identificada a necessidade do desenvolvimento de alguns produtos para a referida Instituição. Assim, surgiu a ideia deste trabalho que compreende um coelho robótico de pelúcia para despertar na criança portadora de necessidade especial o senso de responsabilidade e compromisso. Esse “animal” tem como objetivo estabelecer relação de afetividade com a criança, sendo que o mesmo poderá ser levado para casa e elas terão que cuidar dele, dando comida, água, etc. O trabalho começou com um estudo bibliográfico e após iniciou-se o seu desenvolvimento utilizando o Scrum (método de desenvolvimento ágil). Para realizar o gerenciamento do coelho optou-se pela plataforma Arduino. A alimentação e hidratação do “animal” serão realizadas através de cartões que simbolizarão o alimento e serão lidos e identificados através de um leitor RFID (Radio-Frequency IDentificator) que estará localizado na região de sua boca. O sono e o exercício do coelho serão controlados através de movimento e serão identificados por meio de um acelerômetro com giroscópio. As necessidades do coelho aparecerão periodicamente e em determinados horários que serão identificados através de um componente capaz de enviar o horário atual para a placa Arduino. Caso as necessidades do coelho não sejam atendidas por um período de tempo excessivo ele emitirá um som pedindo atenção da criança. Para que a tutora da APAE consiga acompanhar a evolução, e identificar o que deve ser melhor trabalhado com a criança, será gerado ao final do dia um relatório com todas as interações realizadas pela criança com o coelho, o qual será salvo em um cartão SD. As funcionalidades já foram testadas de forma separada, e agora elas estão sendo integradas gradativamente, onde cada componente é integrado aos demais visando obter-se o produto final. Conforme já mencionado, o trabalho utiliza Scrum, assim para realizar o planejamento das Sprints e de todos os testes está sendo utilizada a ferramenta Trello, a qual gerencia as atividades, e possibilita acompanhar o andamento das ações de em seu quadro de atividades. Além do Trello, também são utilizados arquivos compartilhados no Google Drive para documentar todos os testes realizados com mais detalhes, explicando tudo que foi feito, o que deu certo e o que deu errado, além desses recursos é usado um caderno de campo, onde as atividades do trabalho são registradas. Muitos testes ainda não foram realizados e ainda existem funcionalidades que serão adicionadas nos próximos meses. Espera-se que o coelho possa contribuir para o desenvolvimento de noções de responsabilidade e comprometimento nas crianças com deficiência. Assim que ele estiver concluído ele será aplicado pela instituição parceira, com acompanhamento dos bolsistas, a fim de identificar futuras melhorias e adequações.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio