Educação inclusiva e currículos nas licenciaturas nos institutos federais gaúchos
Resumo
A Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foi responsável pela criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Na seção III, intitulada Dos objetivos dos Institutos Federais, no Artigo 7.º, define-se que entre os objetivos dessas instituições encontra-se ministrar em nível de graduação, especificamente, cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional. Com base no Artigo 8.º, pelo menos 20% das vagas devem atender a oferta dessa modalidade de ensino. Ressalta-se que existe uma proposta de implantação de um curso de licenciatura no Câmpus Osório. Nesse sentido, o projeto visa contribuir para o auxílio na definição do currículo do curso em elaboração, no que tange à Educação Inclusiva. Logo, propõe-se realizar uma análise dos currículos dos cursos de licenciatura dos três Institutos Federais gaúchos: IFRS, IFSul e IFFarropilha, bem como da legislação existente no que tange à formação de professores para a Educação Inclusiva (leis, pareceres do Conselho Nacional de Educação, entre outros). Como forma de estabelecer referenciais teóricos metodológicos, encontra-se em fase de realização uma revisão da literatura referente à Educação Inclusiva, sobressaltando às políticas públicas. Atualmente, encontra-se em realização um mapeamento das disciplinas de Educação Inclusiva nos diferentes currículos. Posteriormente, serão identificadas as disciplinas que destinam espaço para a Educação Inclusiva em suas ementas. Depois, serão analisadas as exigências legais para a formação de professores (leis, pareceres do Conselho Nacional de Educação, entre outros). Enfim, será realizada uma análise comparativa da realidade encontrada e das exigências legais. A metodologia a ser utilizada refere-se ao que Saviani (2008) denomina de histórico-crítica, cuja base é dialética, ou seja, a relação entre as transformações, na busca de compreender e explicar o processo histórico. Deve-se ter em conta que a articulação entre teoria e prática possui papel central nessa perspectiva metodológica. Segundo Saviani (2008, p.142): "A prática, para desenvolver-se e produzir suas consequências, necessita de teoria e precisa ser por ela iluminada". Além dos campi do IFRS que contam com licenciaturas, o IFFarroupilha possui essa modalidade de curso nos campi Santa Rosa, Santo Augusto, Panambi, Júlio de Castilhos e São Borja e o IF-Sul, no Campus Pelotas e Visconde da Graça. Percebeu-se que a maior parte dos cursos de licenciatura conta com disciplina específica na área de Educação Inclusiva, além da disciplina de Libras.
Palavras-chave: legislação;educação inclusiva;currículo.