O uso de um carrinho como elemento que estimula o Ensino de Física e Matemática
Resumo
Em 2014, foi realizada uma pesquisa com os alunos regularmente matriculados nos cursos de Ensino Médio Técnico em Informática e Administração Integrado ao Ensino Médio. Essa pesquisa revelou que as áreas de Física e Matemática eram as que os alunos apresentavam maior dificuldade. A partir dessa pesquisa começou-se uma pesquisa que tinha como foco desenvolver um carrinho autônomo, que tinha como foco principal demonstrar como funciona o MRU – Movimento Retilíneo Uniforme, abordando conceitos de distância, velocidade e tempo. Com o passar do tempo outros conceitos foram introduzidos na solução elaborada, como, por exemplo, a aceleração. Ao observar o funcionamento do carrinho percebeu-se que o ideal seria ter um aplicativo de celular para que o professor pudesse realizar configurações nas variáveis que controlavam o carrinho. Neste aplicativo, o aluno e/ou o professor poderiam informar as seguintes informações: velocidade, distância ou tempo, e então estas seriam enviadas para o carrinho, que faria cálculos e realizaria os movimentos seguindo os dados fornecidos pelo usuário. Desta maneira, seria possível a visualização de conceitos básicos da física sendo aplicados, o que facilitaria a compreensão da matéria. Conforme o projeto evoluía, foi notado que ele também poderia ensinar alguns conceitos da matemática, como proporções direta e inversa. Para isso, o usuário selecionaria uma das informações para inserir um valor fixo, e então poderia editar as outras duas, que aumentariam ou diminuiriam, conforme a entrada de dados, mostrando assim como elas são ou não proporcionais entre si. O trabalho conta com a colaboração de professores do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Canoas, os quais contribuíram para o projeto com suas sugestões de melhorias. Além disso, ele já foi aplicado na sala de aula do referido curso, onde os alunos puderam dar suas sugestões de adaptações e melhorias. Atualmente, está sendo desenvolvido para o carrinho um chassi customizado, que permitirá esconder os fios para que o carrinho possa ser usado em salas de aula com alunos de diversas faixas etárias. Ainda há alguns problemas no projeto, como a distância máxima que pode ser percorrida: a alimentação do carrinho que não é interna, e com isso ele deve estar sempre próximo a uma tomada, e a seu deslocamento está limitado pela extensão de seu fio. Uma das próximas etapas previstas é a aplicação do carrinho em aulas do curso integrado, visando reunir o feedback tanto dos alunos quanto dos professores, de modo a ter uma solução adequada às necessidades dos usuários.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio