Utilizando-se da Robótica Educacional para uma Alternativa de Programação em Blocos para Robôs
Resumo
O perfil profissional do mercado de trabalho estabelece cada vez mais a mão-de-obra qualificada, o que não é diferente na área da Tecnologia da Informação (TI). Essa área destaca-se pelo demasiado avanço tecnológico que adquiriu nos últimos anos e pela frequente necessidade por profissionais qualificados. A ocorrência desse impasse encontra-se na pouca procura para o exercício da área profissional de TI e a grande desistência dos indivíduos, pela baixa compreensão dos conteúdos abordados no curso de TI, justificada pela exigência do raciocínio lógico, critério substancial para a formação de um profissional de valor para execução de projetos na área. Simultaneamente, o uso por dispositivos móveis por jovens, instiga o presente projeto a desenvolver um trabalho para incentivar jovens, do Ensino Fundamental de escolas públicas da região de Canoas, a usufruir de seus aparelhos para desenvolver seus primeiros algoritmos de forma perceptiva, com o objetivo de imergi-los na área profissional de TI, utilizando também técnicas da Robótica Educacional (RE) aliadas à programação de sistemas computacionais. Para elaboração do projeto, utilizou-se a plataforma de prototipagem robótica e eletrônica Arduino. O objetivo do projeto é a elaboração de um ambiente de programação em blocos para dispositivos móveis em Android para programação de robôs. Os algoritmos serão enviados via comunicação Serial Bluetooth. Os alunos utilizarão de kits robóticos de RE já existentes para resolução e execução dos seus algoritmos. Optou-se por não estabelecer dificuldades em nível de hardware, pois a robótica livre envolve diversos tipos de conhecimentos (programação, eletrônica, circuitos etc.) e há várias possibilidades de criação, desfocando o objetivo do trabalho proposto. O método para desenvolvimento do projeto foi diversificado com pesquisas em livros, artigos e sites para atender às necessidades requeridas para implementação da plataforma, juntamente a requisitos coletados em reuniões realizadas na escola parceira. Como resultado, o ambiente de programação em blocos para o desenvolvimento de algoritmos para instruções aos robôs a serem programados, encontra-se em fase avançada, em relação ao primeiro protótipo do robô a ser aplicado junto ao ambiente, que se encontra em fase de desenvolvimento. Para isso, serão escolhidos sensores, motores e outros componentes robóticos já elaborados para as instruções dos algoritmos implementados no ambiente de programação. Acredita-se que com a inserção de atividades lúdicas e pedagógicas, usando robôs e dispositivos móveis para o ensino, será possível despertar em alunos das escolas públicas aptidões que um currículo tradicional não contempla. Além disso, com esse tipo de atividade, espera-se incentivar o interesse pela área de TI, uma vez que iniciarão o contato com a área bem cedo.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio