Uma proposta de Educação Comprometida com a democratização e a igualdade social: Seminários Integrados
Resumo
A Escola, atualmente, passa por momentos delicados. Inúmeras incertezas permeiam e decidem o futuro educacional do país. Tomamos conhecimento, por meio da mídia e de estudos científico-acadêmicos, das tentativas de sanar as dificuldades e os déficits de ensino nos estados brasileiros. Tentativas, muitas vezes, sem sucesso, constituídos por projetos não compreendidos ou mal elaborados; por boas propostas, porém, descontextualizadas. Esses fatores comprometem a credibilidade do sistema educacional público, contribuindo para a disseminação da ideia de que a escola privada é sempre melhor do que a pública, tornando-a refém da sociedade e das potências econômicas. Com o objetivo de romper com esse ciclo, a Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul criou uma proposta diferenciada de organização do Ensino Médio, constituída por duas vertentes principais: o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio; e o Ensino Médio Politécnico. É nessa segunda abordagem que o presente estudo está ancorado, mais especificamente, nos Seminários Integrados (SI), os quais viabilizam os pressupostos do Ensino Médio Politécnico. A pesquisa teve como problema o seguinte questionamento: “Como se constituíram e são desenvolvidas as concepções, práticas e modos de articulação do Seminário Integrado, no Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual Cônego Leão Hartamn/RS?”. O estudo teve como objetivo compreender as formas de constituição e desenvolvimento das concepções, práticas e modos de articulação do Seminário Integrado, no Ensino Médio Politécnico, na referida Escola, situada em uma região economicamente carente e marginalizada da cidade de Canoas, na grande Porto Alegre. A investigação teve caráter quantitativo e qualitativo. Deram sustentação teórica aos estudos, entre outros: Azevedo; Fazenda; Freire; Frigotto; Kuenzer; Rios; Sousa Santos. Para a coleta de dados foram utilizados: questionários destinados aos alunos e funcionários da Escola (docentes e não docentes); análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar); e narrativas, as quais ocorreram com um membro da equipe gestora, com uma professora que atua nos Seminários integrados, e com uma aluna do Ensino Médio, a qual participa do SI. Os interlocutores da pesquisa foram alunos, professores, gestores, e funcionários não docentes da Escola investigada. A análise dos dados foi alicerçada nos fundamentos da metodologia Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a organização de cinco categorias: Construção de um coletivo marcado pela amorosidade e acolhimento; Busca da Formação Acadêmica pelos Servidores da Escola; Engajamento da equipe gestora com a realização de uma educação da melhor qualidade; Compreensão da educação escolar contextualizada à comunidade externa; e Pressupostos teóricos claros e comprometidos com a inclusão social. O estudo nos permitiu compreender os processos educativos desenvolvidos pela EE Cônego Leão, na realização dos SIs, possibilitando-nos perceber o comprometimento da comunidade escolar com uma educação democrática, que visa a igualdade social.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior