Análise do armazenamento em uma empresa de distribuição de alimentos
Resumo
Armazenagem é a gestão do espaço necessário para manter o estoque das mercadorias na empresa e a sua importância tem se tornado cada vez mais evidente no meio empresarial, pois o armazém é o responsável pela segurança do produto (RODRIGUES, 2007; WANKE, 2011). A organização de um armazém, portanto, pode causar tanto o sucesso quanto o fracasso de uma empresa da área de logística. Este estudo será realizado em uma empresa do ramo de comércio e distribuição de alimentos, de pequeno porte, localizada em Canoas. Esta empresa apresenta problemas relacionados com a organização, identificação dos produtos, má distribuição do espaço físico e controle de estoque. O objetivo principal é apresentar um modelo de organização e gestão adequado para a armazenagem dos produtos da empresa em estudo. Os objetivos secundários são: (i) Conhecer o processo atual aplicado na movimentação de produtos no armazém, desde a chegada de produtos até o fluxo de saída; (ii) verificar a organização do armazém, quanto à identificação, dimensionamento e a movimentação dos itens; (iii) avaliar quais melhorias são adequadas e viáveis para a empresa. A pesquisa, de caráter qualitativo, será um estudo de caso. A coleta de dados será realizada por meio de visitas à empresa (observações) e realização de entrevista semiestruturada com o responsável do setor de logística da Organização. Os dados serão analisados comparando o observado na empresa e na entrevista com o disposto na literatura em relação às boas práticas de armazenagem e gestão de estoques. Espera-se que, após este estudo, seja possível melhorar a movimentação, a organização e a identificação dos produtos no armazém, considerando o espaço físico disponível e tipo, validade e giro do produto. Além disso, pretende-se propor melhorias para gestão dos estoques da empresa, facilitando o controle de entrada e saída dos produtos. Pode-se concluir que um armazém bem organizado é o ponto central para uma empresa deste tipo e contribui para aumentar seu desempenho no mercado.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior