Análise de layout em uma empresa distribuidora de aço
Resumo
Este estudo faz parte de um Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologia em Logística no IFRS Canoas, desenvolvido na área de gestão de operações e logística, com foco na análise de arranjo físico ou layout. Planejar o layout significa estudar a melhor localização física possível de todos os recursos envolvidos nos processos produtivos, visando melhorar a produtividade. A empresa X, onde realiza-se o estudo, é a matriz de uma distribuidora de aços gaúcha. Em sua sede há quatro pavilhões que são subdivididos em 10 setores distintos, numerados aqui de 1 a 10. No setor 1 existem duas áreas de trabalho distintas: uma com o corte de barras de aço e a separação de barras inteiras; e a outra com o corte de chapas e blocos. Os estoques de materiais que são processados no setor 1 são armazenados em outro setor, enquanto a reposição desse material é realizada por um único caminhão, que atende os 10 setores. Assim, entre a solicitação de material e a entrega do mesmo no setor 1 há muita demora, com períodos que variam de uma hora até dois dias, gerando atrasos e reduzindo a produtividade do setor. O ideal seria que todo estoque do material processado no setor 1 ficasse disponível no mesmo, facilitando a sua movimentação e dando agilidade à produção. Porém o espaço físico existente não comporta estes materiais, sendo necessária uma análise desse layout para tentar solucionar o problema. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o layout de um setor da empresa X e sugerir alterações necessárias. São objetivos específicos: identificar os problemas de layout existentes no setor 1 da empresa; analisar os processos existentes no setor e o impacto que o layout atual causa no mesmo; apresentar modificações possíveis no layout e nos processos; e apontar possíveis vantagens com as mudanças no layout e nos processos. O estudo é importante para as organizações como um todo, e para a empresa X em específico, devido ao impacto que o layout causa na produtividade. Para o autor a oportunidade de realização deste trabalho apresenta-se como um desafio, aproximando teorias estudadas com a realidade de uma empresa específica, além de apontar para novos campos de atuação após a conclusão da graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso, visto que trata-se de um estudo aprofundado e exaustivo de fatos, situações ou objetos, buscando-se compreender como e por que ocorre o fenômeno estudado. A coleta e a análise dos dados ocorrerão de outubro a novembro de 2016, através de observação participante, sendo realizadas observações do ambiente; pesquisa documental, com análise da planta baixa do local; e entrevistas semiestruturadas, junto a três funcionários do setor 1 da empresa. Pretende-se ao final do estudo apresentar sugestões de melhorias para o layout, com vistas a resolver os problemas diagnosticados no setor 1 e melhorar a sua produtividade.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior