Sustentabilidade no Ensino em Administração: um estudo nas instituições de ensino federais brasilieiras
Resumo
A sustentabilidade exige uma ampliação do papel das organizações na sociedade e uma transformação na forma de geri-las. Consequentemente, é imprescindível uma modificação na formação de seus gestores para transformá-las em atores que contribuam para a sustentabilidade. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar como a questão da sustentabilidade tem sido abordada no ensino de administração, dado que grande parte dos gestores que estão a frente das organizações são formados nestes cursos. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo nos cursos de Bacharelado em Administração das Instituições de Ensino (IEs) Federais brasileiras. Para levantamento dos cursos, utilizou-se o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior. Foram encontradas 73 IEs federais que oferecem, no total, 144 cursos de Bacharelado na área pesquisada, sendo 135 em Administração e 10 em Administração Pública e Social. Foram pesquisados os websites destas IEs e, em apenas 53 deles, foram encontradas informações sobre as disciplinas oferecidas pelos cursos. Destes 53 cursos, 32 oferecem disciplinas obrigatórias relacionadas com o tema sustentabilidade e 21 oferecem apenas disciplinas optativas relativas ao assunto. Foram também identificadas diferenças entre as diversas regiões do Brasil. Os resultados deste estudo demonstram que discussões sobre a sustentabilidade já são uma realidade nos cursos da área de administração das IEs federais, embora ainda não estejam presentes em todos os cursos. Demonstram ainda que há diferenças entre as formas de tratar o tema, sendo que alguns cursos parecem demonstrar uma maior compreensão da importância de inclusão de tal assunto na formação de gestores, enquanto outros ainda o tratam como marginal, abordando o tema da sustentabilidade apenas em disciplinas optativas.
Publicado
2017-02-21
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior