Jogos de Tabuleiro e Inteligências Múltiplas

  • Lucas Silveira
  • Eduardo Pompermayer

Resumo

Baseado na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, acredita-se que os jogos de tabuleiros modernos são uma ferramenta que se alia ao ensino no intuito de desenvolver habilidades relevantes para a vida profissional e pessoal dos estudantes. De maneira geral, as escolas se encontram centradas em um modelo de avaliação e ensino que não considera as divergentes habilidades dos alunos. Esse modelo pode ser facilmente contornado por uma parcela de indivíduos que se adaptam rapidamente, sendo considerados “os melhores” e os mais aptos a ingressar em cursos superiores. Entretanto, não se pode segregar estudantes que aparentam ser mais "aptos" daqueles que apresentam dificuldades de adaptação a esse modelo educacional, sem levar em conta suas outras habilidades. Os jogos de tabuleiros modernos, por outro lado, apresentam mecanismos diferenciados que auxiliam no desenvolvimento de diversas habilidades. Os jogos cooperativos ou colaborativos, por exemplo, acabam por aprimorar a capacidade dos indivíduos de tomar decisões conjuntas, para então concluir os objetivos apresentados pelo jogo. Os jogos cujas mecânicas exijam a antecipação das ações dos demais participantes, ou seja, é uma ferramenta útil para o desenvolvimento do raciocínio rápido e lógico do estudante, além de desenvolver a capacidade de concentração. Há também jogos que desenvolvem a administração de recursos, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades organizacionais e a realização de procedimentos possíveis e necessários para uma maximização de bens. Os jogos que utilizam elementos matemáticos, como probabilidade, também são recursos excelentes para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Diante disso, esse projeto pretende, através de oficinas utilizando jogos de tabuleiros modernos, apresentar uma ferramenta para o aperfeiçoamento de diversas habilidades, que muitas vezes não são trabalhadas em sala de aula. Logo, além de oferecer aos alunos do ensino médio técnico oportunidade de aperfeiçoar suas múltiplas aptidões através desses jogos, o projeto busca proporcionar auxílio no aprendizado em disciplinas curriculares técnicas e propedêuticas. Esse espaço de evolução ocorre em encontros marcados semanalmente, onde os alunos reunidos são divididos em grupos, para que aconteça a apresentação de um jogo e a realização das partidas. Para a avaliação e possível validação dos objetivos do projeto foi criado um questionário online em que os participantes do projeto pudessem escrever com suas palavras o que conseguiram adquirir após a prática dos jogos. Ao analisar as respostas obtidas, conclui-se que o projeto se mostra útil para os estudantes, melhorando, assim seu conhecimento geográfico, histórico e matemático de acordo com os jogos praticados.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível médio