O comportamento do consumidor de café da cafeteria Amo Café

  • Laura Menestrino Prestes
  • Lisiane Palma

Resumo

Nos últimos anos o consumo de café vem crescendo significativamente. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o consumo mundial de café que foi de 150,3 milhões de sacas de 60kg em 2014, subiu para 152,1 milhões de sacas em 2015. O que faz concluir que o café parece ser um bom produto para empresários investirem. Contudo, é importante destacar que, com a globalização, as pessoas têm acesso a um maior número de possibilidades na hora da decisão de compra. Isso torna a concorrência entre as empresas cada vez maior. E, sendo o café uma commodity, para que o investimento na comercialização do produto dê bons retornos, é importante se diferenciar no mercado de alguma forma. Uma das táticas para uma empresa se destacar entre as outras é um bom marketing. Sendo assim, buscando contribuir para a ampliação de mercado da cafeteria Amo Café e para suas estratégias de marketing, surgiu a necessidade de saber qual comportamento do consumidor de café, pois assim a empresa aumentará suas chances de obter sucesso no mercado e, o mais importante, poderá saciar as necessidades dos seus consumidores de café. Portanto, os objetivos deste Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio são: identificar os fatores que levam o consumidor a comprar café na cafeteria Amo Café, a partir dos fatores tratados por Kotler (culturais, sociais, psicológicos e pessoais) e, com base neles, identificar o perfil dos consumidores de café do local. A metodologia da pesquisa será quantitativa, descritiva, e o instrumento utilizado para coleta de dados será o questionário, construído com base nos fatores que afetam o comportamento de compra dos consumidores. Constituem a população deste estudo, os consumidores de café da cafeteria Amo Café e a amostra será não probabilística (amostra acidental) por acaso, aplicando-se os questionários às pessoas que chegarem na loja para consumir café, nos momentos de coleta de dados, e que se dispuserem a participar da pesquisa.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível médio