(Re)lendo os clássicos machadianos no século XXI por meio das novas tecnologias

  • Natália Maria Delavequia
  • Sheila Staudt

Resumo

O projeto de ensino “Releituras Machadianas” do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Sul, Campus Canoas trabalha a literatura do século XIX, com enfoque nas obras do escritor Machado do Assis, iniciou em abril de 2016. Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e o maior difusor do gênero literário conto no Brasil, tendo publicado mais de 200 contos, também ensaiou outros gêneros como romance, poesia, dramaturgia e crônica, a fim de entender a intricada psicologia humana, valendo-se de certa ironia que perpassa sua obra. Os textos machadianos nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou nos oitocentos. A carga horária das aulas de língua portuguesa e literatura ao longo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática não é suficiente para trabalhar a fundo um escritor como Machado, fato este que deu origem ao projeto “Releituras Machadianas”, que tem como objetivo aproximar os estudantes com as obras do escritor, para ajudá-los a reproduzir o texto em outra forma artística seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em maio, junho e julho deste ano, ocorreram leituras e debates das obras machadianas com a orientadora e no mês de agosto iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos dos cursos técnicos e superiores do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximar o aluno das obras do autor para ajudá-lo a produzir a releitura do texto, trabalho este que vem sendo desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa dos segundos anos dos Cursos Técnicos em Administração, Eletrônica e Informática, desde 2015. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curta-metragem ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização por este projeto do I Festival Literário do IFRS Campus Canoas, em dezembro de 2016, no qual as releituras serão apresentadas à comunidade escolar e premiadas no encerramento do evento. Além disso, leituras dramáticas, saraus e lançamentos de E-books estão previstos na programação do Festival. Com vistas a auxiliar neste processo, bem como valorizar este grande gênio da literatura brasileira novas propostas de ensino-aprendizagem vêm sendo trabalhadas como forma de transcender o ambiente escolar.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível médio