Direitos humanos: história, gênero e diversidades
Resumo
A Educação em Direitos Humanos está fundamentada na formação ética, crítica e política do indivíduo. De um lado, há a formação ética aliada a preceitos subjetivos: dignidade da pessoa, liberdade, justiça, paz, igualdade; de outro, há a formação crítica que implica no desenvolvimento de juízo de valores diante dos cenários cultural, político, econômico e social; e, ainda, há a formação política que demanda a transformação, promove o empoderamento, compreendido como a emancipação dos indivíduos para que eles próprios tenham possibilidade de desconstruir lógicas de violência que perpassam nossas coletividades. O projeto “Direitos humanos: história, gênero e diversidades” consiste em ações pedagógicas que almejam debater e oportunizar aprendizagens que incidem na consciência de direitos e na compreensão de violências e violações existentes no cenário brasileiro. No primeiro momento, parte da construção história de direitos humanos no contexto nacional e envolvendo lutas pela cidadania; noutro momento, traz especificidades da trajetória de protagonismos da luta pela igualdade de gênero e, em um terceiro momento, busca atender propostas do Plano Nacional de Direitos Humanos, fomentando aprofundamentos teóricos que se concretizam em ações pedagógicas como debates, oficinas e produções textuais. Nesse sentido, para além da “sala de aula”, este projeto quer propor relações de ensino-aprendizagem que se constroem enquanto pesquisa e aprofundamento da temática, enquanto ações de interação e atividades que possibilitem a experiência dos direitos humanos não apenas como um conteúdo, mas também como parte integrante na constituição dos sujeitos. Deseja, ainda, apropriar-se de fundamentos epistemológicos sobre direitos humanos, construindo experiências educativas no contexto do IFRS no campus Osório, fomentando a consciência crítica na relação de direitos, igualdade e cidadania.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior