Resgate de Aprendizagens em Matemática: reorganização dos saberes discentes.

  • Maria Eduarda Hojnacki Costa
  • Eduarda Oliveira
  • Roberto Maurício Bokowski Sobrinho

Resumo

O projeto de ensino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSul – Sapucaia do Sul, intitulado Resgate de Aprendizagens, coordenado pelo professor Roberto Maurício Bokowski Sobrinho, que conta com a participação de duas professoras de matemática e duas estagiárias, licenciandas em matemática, tem como principal objetivo a retomada de conceitos aprendidos por alunos de primeiro ano do ensino médio de baixo rendimento. A criação do projeto se deu visando uma reconstrução da educação, protagonizada pelo sujeito da aprendizagem, resignificando conceitos e tecendo novas formas de comunicação e construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas e que viessem a valorizar os saberes dos alunos de baixo rendimento, ressignificando a matemática para os mesmos e despertando o interesse destes para saber sempre mais. Nesse sentido, há a participação, mediação e interatividade em um novo ambiente de aprendizagem, remodelando os papéis dos atores e co-autores do processo, colocando o professor com o papel de orientador, condutor e facilitador dos caminhos a serem seguidos. As atividades selecionadas para a retomada destes conceitos são planejadas cuidadosamente pela equipe responsável pelo Resgate de Aprendizagens. São realizados semanalmente dois encontros, nos quais realizam-se estudos que sustentam a prática, levantam-se as dúvidas, pontuam-se as dificuldades, estruturam-se as atividades e há constante diálogo com os alunos. O crescimento vem sendo considerável e, nesse sentido é possível considerar que as ações têm contribuído para novas perspectivas de vida para os nossos aprendizes, posto que as notas inferiores à média foram reduzidas em 60% desde a implementação do projeto. Reconhecemos que esta é ainda uma ação tímida, mas que são ações tímidas como esta que nos possibilitam refletir sobre uma nova inclusão social, e compreender que o baixo rendimento no início das vivências no ensino médio, quando não há intervenção positiva, pode ser decisivo negativamente para o futuro de nossos alunos. Muito mais que o resgate das aprendizagens escolares perdidas ao longo do processo, um dos maiores resultados que obtivemos é a autoconfiança que, aos poucos, cada discente vem concebendo. Isso contribui para que ele se sinta seguro, respeitado e valorizado. Por esses motivos e alguns outros, o projeto está fundamentado principalmente em Freire, pois a busca pela autonomia do aluno precisa dessa autoconfiança como alicerce e é necessário entendermos o professor como mediador do conhecimento. Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado, mas temos certeza de que resultados e iniciativas como estas começam a ter significados para cada um dos alunos que fazem parte desse projeto e nos dá a tranquilidade de saber e compreender que nossas ações contribuem para o desenvolvimento destes alunos enquanto seres humanos críticos e capacitados, cada um com suas individualidades e competências, nos motivando sempre a continuar. Estes resultados foram gerados a partir de pesquisas quantitativas (análises dos dados de aprovação e reprovação por prova nos períodos anteriores e posteriores ao projeto) e qualitativas (questionários e narrativas dos alunos e professores envolvidos).
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior