Projeto de Minicursos: possibilidades de prática docente e ampliação de espaços de ensino-aprendizagem de matemática

  • Samuel Andrade
  • Vinícius Thomé
  • Eduarda Oliveira
  • Carina Andrade
  • Jaqueline Molon

Resumo

O Projeto de Minicursos Ensinar e Aprender Matemática surgiu em 2015 por conta de uma dupla demanda existente no IFRS-Canoas. De um lado estão os estudantes do Ensino Médio Integrado os quais, conforme relatam os professores, frequentemente apresentam dificuldades em conteúdos de matemática básica, ou porque esses conteúdos nunca lhes foi ensinado ou porque o foi de forma precária. Do outro lado estão os estudantes da Licenciatura em Matemática, que muitas vezes só tem a oportunidade de experimentar a docência nas disciplinas de estágio, que ocorrem a partir do quinto semestre. Assim, para atender a essa dupla demanda, pensou-se na criação desse projeto oportunizando aos licenciandos espaços de prática docente com a oferta de minicursos, sob orientação de pelo menos um professor da instituição, aos estudantes do Ensino Médio Integrado, contribuindo para a formação de ambos. A partir da experiência desenvolvida em 2015, percebeu-se a necessidade de expandir o público-alvo, possibilitando que todos os estudantes do campus pudessem se inscrever, dando continuidade ao projeto neste ano. Além disso, foram ampliados também os temas dos minicursos, os quais deixaram de ser relacionados estritamente a conteúdos matemáticos, e passaram a incluir a utilização de softwares e a resolução de problemas, por exemplo. Cada minicurso ocorre em, no mínimo, três encontros, sempre no horário das 18:30 às 20:00, e trata de um tópico específico, divulgado previamente aos estudantes. Na primeira etapa do projeto foi realizado um levantamento com os estudantes do Campus sobre quais assuntos interessavam a eles, tanto para ministrar quanto para participar. Em seguida foi feito a proposta aos estudantes de licenciatura para se voluntariar como ministrantes nos assuntos que quisessem e a indicação de professores orientadores. O primeiro minicurso ministrado foi sobre trigonometria e teve duração de nove horas, ocorrendo durantes três semanas. Nesse minicurso foram abordados os tópicos de Trigonometria tanto do ensino médio como do fundamental, com a aplicação de atividades a partir de duas abordagens diferentes, o que possibilitou a escrita de um artigo a partir dessa experiência. O segundo minicurso abordou o tema Fatoração e Produtos Notáveis, realizando uma extensa revisão sobre esse conteúdo, procurando estabelecer relações entre duas áreas da matemática: álgebra e geometria. O terceiro foi sobre o software Geogebra, um software de geometria dinâmica e álgebra muito comum no ensino-aprendizagem de matemática, e tratou das ferramentas básicas do software. Paralelamente a esses minicursos foi ministrado um preparatório para a segunda fase da OBMEP, devido a uma demanda que já havia sido apresentada por estudantes do campus em anos anteriores. Há previsão de que ocorra mais três minicursos até o final do ano, todos sobre tópicos do ensino fundamental. Ao final do projeto será feito um seminário onde todos os ministrantes e orientadores dos minicursos se reunirão, com o intuito de haver trocas de experiências e o planejamento de ações para a sua continuidade. Assim, consideramos que o processo tem sido exitoso e temos perspectiva de que ele continue no próximo ano.
Publicado
2017-03-06
Seção
[Ensino] Resumos nível superior