Um sistema de gerenciamento de feira científica aliado a um espaço de construção de conhecimento
Resumo
As feiras de ciências e inovações tecnológicas incentivam os estudantes a se tornarem jovens pesquisadores a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa dentro da escola. A Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS Campus Canoas, doravante IFCITEC, busca auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento de suas pesquisas. O projeto de extensão, ao qual a IFCITEC está vinculada, deseja contribuir para a consolidação da feira como espaço profícuo de ensino e aprendizagem, acompanhando as etapas da mesma por meio de um sistema que contribua para etapas como: a inscrição de projetos, ajuda voluntária para a organização do evento, e comissão avaliadora para a avaliação dos trabalhos. O presente trabalho visa desenvolver um sistema que auxilie na demanda gerada, agilizando e tornando mais confiáveis os processos inerentes à organização do evento, permitindo que o foco da comissão organizadora seja agregar ao desenvolvimento de projetos por parte dos estudantes, e não mais o gerenciamento de inscrições. Para o desenvolvimento do presente trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa. A partir de uma pesquisa qualitativa foi possível a partir das informações disponíveis, visar as resoluções dos problemas encontrados. Para a coleta de informações, foi fundamental a utilização da técnica de grupos de discussões, onde uma série de reuniões com os organizadores da feira foram realizadas para discutir as funcionalidades que o sistema deveria conter. Após a análise das necessidades que a feira exigiria para um sistema, antes de dar início a implementação, ocorreu a modelagem do sistema utilizando a UML (Unified Modeling Language). A UML é uma linguagem-padrão para a elaboração de projetos de softwares, a modelagem de vários modelos, conectados entre si, permite uma compreensão mais ampla de um sistema e é fundamental para compreensão e desenvolvimento do mesmo. A partir da implementação do sistema, que já está sendo utilizado no gerenciamento da VI IFCITEC, será disponibilizado um questionário para todos os participantes, a fim de obter uma análise diversificada quanto a sua eficiência e para possíveis adaptações do sistema.
Referências
MANCUSO, Ronaldo; LEITE FILHO, Ivo. Feiras de Ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. Programa nacional de apoio às feiras de ciências da educação básica: Fenaceb. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
BERTOLETTI, Ana Carolina; MORAES, Márcia Cristina; MORAES, Roque; COSTA, Antônio Carlos da Rocha. Educar pela Pesquisa - uma abordagem para o desenvolvimento e utilização de Softwares Educacionais. Revista CINTED-UFRGS - Novas Tecnologias na Educação, v. 1, no 2, set. 2003.