Uso de técnicas de gamificação como auxílio ao ensino e aprendizagem de lógica de programação
Resumo
O desenvolvimento de habilidades de programação de sistemas computacionais vem sendo destacado como uma necessidade crescente, devido ao amplo uso de recursos computacionais nos mais diversos ramos. Ao mesmo tempo, é conhecido o problema existente quanto às taxas de reprovação relacionado à disciplina de lógica de programação nas instituições de ensino. Um estudo realizado revelou que os principais elementos para a dificuldade dos estudantes no aprendizado de disciplinas de programação são a falta de motivação e a dificuldade em compreender e aplicar os conceitos aprendidos. Uma proposta que vem sendo adotada para buscar uma forma de motivar os alunos, trazendo o ensino da programação para dentro de um ambiente que lhes é familiar, é o uso da gamificação. O ensino de lógica de programação pode ser apoiado pelo uso desta técnica, que consiste em utilizar conceitos, mecânicas e dinâmicas de jogos para motivar os alunos no desempenho de outras ações não relacionadas a jogos. O tema principal deste trabalho está associado com a exploração da gamificação como estratégia no ensino de lógica de programação no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio. Foram analisados, em experimentos práticos por meio de oficinas, os potenciais do uso da gamificação como uma ferramenta efetiva no ensino e aprendizagem da lógica de programação, através do desenvolvimento e utilização de um ambiente gamificado denominado Tri-Logic. No primeiro momento, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica e também o estudo em grupo de trabalho com foco em educação e gamificação. Após isso, foram identificados os requisitos necessários para um ambiente gamificado de ensino e aprendizagem de lógica de programação e desenvolvido um protótipo que possibilitou testes práticos realizados através de oficinas com os alunos. No corrente ano, durante uma hora, 15 alunos participantes puderam realizar a atividade, trocando ideias com colegas ou tirando dúvidas com os monitores presentes. Ao fim do período e após terem finalizado todas as fases, foi solicitado que respondessem a um questionário de feedback. O questionário aplicado foi reformulado com questões que pudessem avaliar quesitos como motivação, aprendizagem e aceitação do ambiente. Analisando aspectos de aprendizagem, 67,7% dos participantes disseram que o ambiente Tri-Logic contribuiu bastante ou razoavelmente para sua aprendizagem na disciplina. De acordo com os resultados preliminares obtidos do questionário aplicado podemos concluir que o ambiente Tri-Logic conseguiu desenvolver uma construção da motivação do estudante ao ser utilizado, tendo em vista que a maioria dos alunos (88,7%) se sentiram motivados a ampliar seus conhecimentos na disciplina de Lógica de Programação após a realização das oficinas.