Liquefação identitária: uma análise dos movimentos transnacionais presentes na obra Geisleriana
Resumo
O presente trabalho tem como proposta analisar os movimentos transnacionais experimentados pela narrativa brasileira no século XXI. A contemporaneidade trouxe consigo inovações e (des)construções, principalmente em relação à identidade e ao pertencimento. A partir dessa premissa, o presente estudo tem como objetivo analisar o processo de inserção do indivíduo na sociedade, por meio da representação literária, tomando como base o conto brasileiro. Tal motivação parte da observação de que muitos autores contemporâneos escrevem seus textos por uma perspectiva introspectiva, na qual o sentimento de não pertencimento de narradores e personagens aos locais aos quais estão alocados é cada vez mais presente, acrescido da influência desses ambientes na construção de um ser viajante, sempre em movimento, que busca algo sem saber o quê. Por meio de uma abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa centra-se nos textos que fazem parte do corpus trabalhado no projeto - os contos “Apenas um réquiem para tantas memórias” e “Todos”, presentes no livro Contos de mentira (2011), de Luísa Geisler - visando à análise dos seguintes tópicos de estudo: deslocamentos e seus aspectos simbólicos, (re/des)construção identitária e influência dos ambientes na sensação de não pertencimento expressa pelas narrativas. Observa-se, como resultados parciais, que o deslocamento nos contos analisados é singular, sugerindo ao leitor um duplo movimento, geográfico e psicológico. Constata-se que o papel simbólico ocupado pelos locais, nos contos, provoca o acesso ao processo de deslocamento experimentado pelas personagens, que se movimentam, muitas vezes, por espaços definidos como não lugares, pelos quais a identidade se esvai; e, em meio aos trânsitos realizados, entram em contato com culturas diversas, desenraizando-se dos lugares de origem para, assim, produzir identidades fluidas em novos processos de des/reterritorialização. Outro ponto destacado no estudo é a utilização de diferentes línguas, que, integradas ao corpo das narrativas, formam uma unidade linguística, a qual auxilia o leitor a compreender a história como um todo. Assim, conclui-se que há uma tendência da narrativa contemporânea em explorar os deslocamentos transnacionais, na busca pela compreensão de como esses movimentos interferem na reformulação da identidade do indivíduo.