Projeto de Minicursos: ensinar e aprender matemática

  • Luana Carolina da Silva Domingues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Carina Loureiro Andrade
Palavras-chave: Ensino, Matemática, Projetos

Resumo

O projeto de ‘Minicursos: ensinar e aprender matemática’ vem sendo
desenvolvido desde 2015, com o intuito de proporcionar aos alunos da
Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Canoas vivenciar experiências
prático-pedagógicas, atendendo aos alunos do ensino superior e médio do
campus, retomando conteúdos para preencher possíveis lacunas de
aprendizado e aprofundando conteúdos que foram lecionados em sala de aula.
O projeto propicia aos estudantes do curso de licenciatura em matemática a
experiência prática de sala de aula desde muito cedo em nossa formação
acadêmica pedagógica, produzindo uma vivência docente rica tanto em
teoria quanto prática. Nos minicursos nos envolvemos com alunos da
educação básica e superior, incluindo diversos saberes em nossa jornada
acadêmica; o que acarreta em benefícios aos demais estudantes de outros
cursos do campus. Os minicursos contam sempre com três ministrantes ou mais
(nos realizados até a presente data), o que possibilita aos participantes
ter o olhar de mais de um professor, pois apesar de cada conteúdo ser
ministrado por um estudante de licenciatura, todos os ministrantes estão a
par do conteúdo, preparados para auxiliar e sanar dúvidas que possam
surgir durante o minicurso. Inicialmente, contávamos apenas com estudantes
voluntários. Nessa primeira etapa tivemos três ações, sendo uma delas
uma intervenção em turma do ensino médio de uma professora do campus, em
que, durante o 1º semestre, os estudantes entravam em sala de aula uma vez
por semana e desenvolviam algumas atividades com os alunos; o segundo foi
“Explorando triângulos no Geogebra” e o último, intitulado
“Matemática Financeira”, foi uma atividade de Prática como Componente
Curricular da disciplina da Licenciatura de mesmo nome e ofertado para os
demais alunos do campus.  O projeto foi contar com um bolsista a partir de
Julho, onde foi desenvolvido o terceiro minicurso do ano, sendo este o
Minicurso de Pré-Cálculo (voltado para os alunos do ensino superior que
desejem relembrar ou aprofundar os conteúdos dessa disciplina. Abordamos os
seguintes tópicos: potenciação, radiciação, racionalização,
fatoração e funções de 1º e 2º grau). Outros dois minicursos estão em
processo de finalização para acontecer na última semana de Agosto e na
primeira semana de Setembro. São eles: o Minicurso de Trigonometria
(voltado também para os alunos do ensino superior do campus que queiram
recapitular ou aperfeiçoar seus conhecimentos em trigonometria, conteúdo
que utilizarão nas disciplinas de Cálculo. Abordaremos medições de
ângulos, trigonometria no triângulo retângulo e trigonometria no círculo
trigonométrico) e o Minicurso de Cálculo I (com enfoque em limites e
continuidades, voltado para a turma de Cálculo I da licenciatura em
matemática. Abordaremos os teoremas de limites, limites laterais e
bilaterais, limites no infinito, assíntotas horizontais e verticais, e
continuidades de limites). Estão previstos diversos minicursos ainda neste
ano. Ao final, entregamos uma ficha avaliação aos participantes, na qual
eles avaliam os professores, horário das aulas, os exercícios propostos e,
também, tem espaço para adicionarem as suas sugestões. Com as
avaliações realizamos uma reunião com o enfoque em aprimorar nossos
próximos projetos, buscando sempre aperfeiçoar o projeto.
Publicado
2019-04-30
Seção
[Ensino] Resumos nível superior