Projeto do Minicursos: uma proposta de aprendizagem

  • Diovana Lopes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Camila Labres Nemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação, Matemática

Resumo

O Projeto de Minicursos consiste na elaboração de minicursos de Matemática, ministrados por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas, orientados por um docente da área e oferecidos para alunos de escolas parceiras da rede pública. O Projeto iniciou no ano de 2016, com o objetivo de atender os estudantes do ensino médio do campus em conteúdos de matemática básica. Com a progressiva ampliação da proposta inicial, nesse ano de 2018 alguns dos objetivos são de inserir os licenciandos nos espaços educativos e de possibilitar a eles a preparação de planos de aula, construir materiais pedagógicos e apropriar-se de diferentes metodologias de trabalho docente. Os minicursos são pensados e elaborados semanalmente por um grupo variável de estudantes, coordenados pelas bolsistas do projeto e, quando finalizados seus planejamentos, são levados às escolas para aplicação das atividades criadas. Em geral, eles ocorrem duas vezes a mês e, a partir de relatos trazidos pelos professores das escolas parceiras, têm trazidos resultados significativos quanto à melhora no desempenho matemático dos estudantes. Trata-se de uma proposta que visa contribuir para a formação integral do licenciando em matemática, proporcionando a prática pedagógica com alunos da educação básica ainda nos primeiros semestres do curso. Entretanto, o que se observa é que os objetivos do Projeto são extravasados, à medida que todos os envolvidos são claramente beneficiados: professores orientadores, estudantes ministrantes, professores das escolas e, claro, seus alunos. Essa parceria oportuniza aos futuros docentes a pensarem em diversas metodologias de ensino, articulando a teoria com a prática docente ao longo do curso, também contribuindo para as discussões em sala de aula promovidas pelos professores orientadores. Também, aprendem sobre o cotidiano escolar com os professores das mais diversas instituições de ensino, que acabam mantendo-se em contato com a diversidade de práticas pedagógicas elaboradas pelos licenciados, também participando do processo de pesquisa desenvolvido pelos extensionistas, especialmente sobre aspectos relacionados à aprendizagem de matemática. Por fim, os estudantes das escolas parceiras também têm nos minicursos a oportunidade de sanar as dificuldades na matemática que não foram possíveis durante as aulas formais, que são desenvolvidos com diversidade metodológica. Além disso, esses estudantes têm disponível um grupo de professores, e não apenas um, contando com explicações diversificadas para auxiliá-los e em um ambiente diferente do da sala de aula tradicional. Em suma, esse Projeto é uma proposta de aprendizagem para todos os envolvidos, através da troca de experiências e do amor pela matemática.

Publicado
2019-04-30
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior