IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS - Campus Canoas: espaço de construção de conhecimento, criatividade e autonomia

  • Luiza Rassweiler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Glória Grecco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Feira de ciências, Educação profissional, Metodologia científica

Resumo

A IFCITEC - Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS, que se realiza todos os anos no Campus Canoas, visa a fomentar a aprendizagem através da pesquisa, incentivando os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio a se tornarem jovens pesquisadores e a desenvolverem projetos de inovação dentro do ambiente escolar. O projeto aqui apresentado tem como objetivo analisar o impacto da IFCITEC na aprendizagem dos alunos dos cursos integrados ao ensino médio do Campus Canoas do IFRS e como objetivos específicos analisar as produções científicas das edições da feira; verificar se existem práticas pedagógicas voltadas à proposta da IFCITEC; conhecer o que representa, para os discentes e docentes, a participação na IFCITEC na qualidade de expositores de projeto. A metodologia utilizada para a realização do projeto se pauta nos princípios do “educar pela pesquisa”, proposto pelo teórico Pedro Demo em sua obra homônima, que busca promover a aprendizagem significativa através da reconstrução de conhecimentos proporcionada pelo ensino a partir da metodologia científica. Para conhecer como os professores e alunos têm promovido essa construção de conhecimento o projeto utilizará ferramentas próprias das pesquisas qualitativas e quantitativas, tais como: descrições detalhadas dos processos que envolvem a realização da IFCITEC; catalogação das produções científicas da feira; questionários e entrevistas para conhecer o que pensam os docentes e discentes sobre a IFCITEC e os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa; construção de quadros analíticos sobre a incidência, ou não, do educar pela pesquisa nos componentes curriculares oferecidos nos cursos do Campus Canoas. Como resultados parciais, foi possível mapear um aumento significativo do envolvimento dos docentes e discentes desde a primeira IFCITEC na forma de maior número de trabalhos submetidos e uma elevação na qualidade dos projetos apresentados. Atribui-se esse resultado, também, à possibilidade de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na formação do discente, bem como, da prática engajada do docente nas dinâmicas significativas que nascem da inter-relação entre o conhecimento do aluno e o conhecimento do professor. Nessa inter-relação, o docente é responsável por instigar no aluno a necessidade de desafiar suas certezas e buscar reconstruir conhecimento a partir da experimentação, do questionamento, da inquietação, etc. Além disso, fica evidente que a IFCITEC fomenta que os discentes troquem saberes em seu espaço socializando o conhecimento gerado com a comunidade externa ao campus e permitindo que o campus se alimente do diálogo entre os docentes e discentes que compõem diferentes realidades.

Publicado
2019-09-06
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio