POEMA: saberes compartilhados a partir de oficinas
Resumo
O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) tem como principal objetivo desenvolver uma prática de formação continuada e a troca recíproca de experiências entre os professores de Matemática da rede pública do município de Canoas/RS, docentes do IFRS – Campus Canoas e licenciandos do curso de Matemática do IFRS – Campus Canoas. A troca de experiência tem como base a concepção de que os saberes não são construídos exclusivamente na academia, mas também na prática cotidiana dos professores. As oficinas são planejadas pelos docentes do IFRS – Campus Canoas, bolsista e voluntária do POEMA com atividades que buscam proporcionar melhor compreensão dos conceitos matemáticos e auxiliar na aprendizagem dos alunos, utilizando materiais manipuláveis, resolução de problemas, modelagem matemática e as tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, o projeto visa dar subsídio aos professores de Matemática da rede pública do município de Canoas e aos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas para o uso de diferentes práticas associadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática. Até o mês de agosto de 2018 foram oferecidas oficinas com os seguintes temas: “Probabilidade: como abordá-la no Ensino Fundamental?”; “A Gestão Inovadora da Escola e da Sala de Aula: construindo saberes” e “Resolução de Problemas usando a Lógica Matemática”. Observa-se, pelas avaliações realizadas ao final de cada encontro, que a realização das oficinas proporciona, aos participantes, em média, catorze (14) em cada oficina, espaço para discussão e produção coletiva de ideias, reflexão sobre a prática docente, contribui para a aprendizagem de conceitos matemáticos, bem como auxilia no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar dos conteúdos, considerando situações reais e concretas. Espera-se, dessa forma, que este intercâmbio entre docentes e discentes, as diferentes práticas e a (auto)capacitação oportunize melhoras na prática docente dos envolvidos e colabore para qualificar o ensino de Matemática na Educação Básica.