POEMA: saberes compartilhados a partir de oficinas

  • Elaine da Rosa Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Fernanda da Silva França Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Formação continuada, Ensino e aprendizagem de Matemática, Ensino Fundamental, Município de Canoas/RS

Resumo

O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) tem como principal objetivo desenvolver uma  prática  de formação  continuada  e  a troca recíproca de experiências entre os professores de Matemática da rede pública do município de Canoas/RS, docentes  do  IFRS  –  Campus Canoas  e  licenciandos  do  curso  de  Matemática  do  IFRS  – Campus Canoas. A troca de experiência tem como base a concepção de que os saberes não são construídos exclusivamente na academia, mas também na prática cotidiana dos professores. As oficinas são planejadas  pelos  docentes  do  IFRS  –  Campus  Canoas, bolsista e voluntária do POEMA com atividades que buscam proporcionar melhor compreensão  dos  conceitos  matemáticos  e  auxiliar na  aprendizagem  dos  alunos, utilizando materiais manipuláveis, resolução de problemas, modelagem matemática e as tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, o projeto visa dar subsídio aos professores de Matemática da rede pública do município de Canoas e aos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas para o uso de diferentes  práticas  associadas  ao  ensino  e  a  aprendizagem  da  Matemática. Até o mês de agosto de 2018 foram oferecidas oficinas com os seguintes temas: “Probabilidade: como abordá-la no Ensino Fundamental?”; “A Gestão Inovadora da Escola e da Sala de Aula: construindo saberes” e “Resolução de Problemas usando a Lógica Matemática”. Observa-se, pelas avaliações realizadas ao final de cada encontro, que  a  realização  das  oficinas  proporciona,  aos  participantes,  em média, catorze (14) em cada oficina, espaço  para discussão  e  produção coletiva de ideias, reflexão sobre a prática docente, contribui para a aprendizagem de  conceitos  matemáticos,  bem  como  auxilia  no  desenvolvimento  de  um  trabalho interdisciplinar dos conteúdos, considerando situações reais e concretas. Espera-se, dessa  forma,  que  este  intercâmbio  entre  docentes  e  discentes,  as  diferentes  práticas  e  a (auto)capacitação oportunize melhoras na prática docente dos envolvidos e colabore para qualificar o ensino de Matemática na Educação Básica.

Publicado
2019-04-30
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior