Projeto de Minicurso: uma proposta indissociável entre os pilares pesquisa, extensão e ensino

  • Camila Labres Nemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Diovana Lopes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Mariana Lima Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de matemática, Indissociabilidade, Minicursos

Resumo

O Projeto de Minicurso Ensinar e Aprender Matemática teve início em 2015 como uma proposta de ensino, com o intuito de atender às necessidades dos licenciandos em matemática e dos estudantes do ensino médio do IFRS - Campus Canoas. Os minicursos são trabalhados por grupos de licenciandos (ministrantes) que são orientados por um professor de matemática do curso. Assim, de um lado, visava proporcionar a prática pedagógica para os alunos da licenciatura em matemática (LMat) que, por sua vez, só teriam contato com alunos nas disciplinas de estágio, a partir da segunda metade do curso. Por outro lado, pretendia preencher as lacunas trazidas, pelos estudantes do ensino médio, acerca dos conteúdos de matemática básica. No ano seguinte, em 2016, o projeto continuou na mesma modalidade (ensino), porém já começava a se pensar na proposta de ampliar, também, para a modalidade de extensão, considerando a necessidade de inserir os licenciandos dentro da realidade escolar. Em 2017 entra em vigor o projeto nesta nova modalidade, que se chama “Projeto de Minicurso Ensinar e Aprender Matemática: parceria IFRS - escola”. Nesse novo contexto, os licenciandos puderam retribuir à comunidade externa o que lhe está sendo oferecido dentro de um ensino gratuito e de qualidade, auxiliando os alunos da educação básica com conteúdos matemáticos e, como dupla demanda, estes contribuem para a formação dos licenciandos e de seus próprios professores, à medida que novas práticas pedagógicas passam a chegar na escola. Simultâneamente, o projeto na modalidade ensino foi ampliado para o atendimento aos demais cursos superiores do campus, com isso foi concedido um diferente público alvo, o que também contribui para a formação dos ministrantes. Neste mesmo ano, a ideia de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no projeto de minicursos, começou a ser consolidada. Inicialmente, a pesquisa tinha o intuito de entender o impacto causado na vida do licenciando que participou, em algum momento da sua vida acadêmica, do projeto de minicursos, visto que foram relatados pelos estudantes da LMat quão sentiam-se mais preparados para enfrentar as disciplinas de estágio, após adquirido o conhecimento prático que o projeto proporciona. Neste ano, em 2018, o foco da pesquisa está voltado para o estudo das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos participantes dos minicursos, sendo feita de forma integrada e ao longo das práticas vivenciadas pelos ministrantes. A indissociabilidade entre as modalidades ensino, pesquisa e extensão, contribui para a vida acadêmica do licenciando como uma forma de levar para a prática a teoria estudada ao longo do curso, fazendo com que o fazer docente se torne cada vez mais presente nos primeiros semestres do curso. A importância dessa integração pode ser constatada durante as aulas do curso (ensino), em especial nos momentos de discussão sobre práticas docentes, onde os ministrantes de minicursos demonstram compreender a realidade escolar de forma diferente, visando planejar aulas para uma turma inserida em um contexto e não mais como uma turma ideal, onde nenhum imprevisto acontece, tanto a partir da reflexão possibilitada pela pesquisa quanto da prática possibilitada pela extensão.
Publicado
2019-04-30
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior