As representações de feminilidades nas propagandas de cervejas

  • Milleny Dubiel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Olívia Pereira Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Simone Maffini Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Mulher, Feminilidade, Cerveja

Resumo

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS do IFRS - Campus Canoas tem por objetivo promover ações como palestras, debates e exibições de filmes, as quais abordam temáticas relacionadas a gênero e sexualidades. Algumas destas ações são em conjunto a outros projetos do campus, devido aos pontos de encontro entre suas questões. Participando do grupo de estudos (NEPGS) como bolsista, tendo atuado como estudante voluntária (NEABI) e como estudante do Curso em Administração Integrado ao Ensino Médio, surgiu o interesse em pesquisar representações de feminino no marketing de cervejas. A relevância deste trabalho se justifica em entender o contexto da sociedade brasileira atual, na qual a mídia vem realizando uma produção massificada de desejo heterossexual em relação à imagem do feminino, e essa produção é atribuída para produtos ou serviços do mercado. Isto acaba incentivando ao consumismo exagerado e ainda impõe à mulher um padrão de feminilidade. Este trabalho tem como proposta apresentar a análise de duas propagandas audiovisuais veiculadas em emissoras brasileiras na televisão. Compreendendo como o conceito de representação, propaganda e feminilidade, contribuíram para a existência de padrões em relação ao que é ser feminino na sociedade e suas mídias. Partindo dos conceitos de feminilidade proposto por Beleli (2005), de representação, por Meyer (1999) e de propaganda por Kotler (2007), busco problematizar como as propagandas de cervejas brasileiras veiculadas na televisão representam o feminino. Tendo como objetivo identificar quais os apelos que o marketing utiliza nestas representações, a partir das propagandas de cervejas selecionadas. Sendo estas, originadas de duas marcas de cervejas brasileiras denominadas SKOL, da empresa Ambev, e a Itaipava, da Cervejaria Petrópolis. Sendo elas, as propagandas #EscutaasMinas lançado em 2018 pela SKOL e “Vai e Vem” lançada em 2015 pela Itaipava. A escolha das marcas que serão analisadas por meio dos documentos, embasou-se em três argumentos. O primeiro refere-se a grande preferência das pessoas em relação às marcas (MURAD, 2018). O segundo argumento baseia-se no comportamento distinto e polêmico de marketing que as marcas realizam sobre as propagandas televisivas (LESSA, 2017). E o terceiro é moldado a partir da visibilidade que ambas as marcas recebem ao serem divulgadas frequentemente na televisão.  A pesquisa baseou-se no método Survey, uma coleta de dados através de um questionário, e da Etnografia de tela, isto é, a análise por observação dos significados de uma comunidade, povo ou cultura. Sendo que, o processo de investigação será por meio de observações à duração, descrição, e análise das cenas nas duas propagandas. Concluindo parcialmente, compreendo que a existência de estudos que possibilitem a reflexão sobre as representações de feminino na mídia é de grande importância para a as mulheres, baseado nos resultados obtidos com o questionário aplicado. Pois independente de existirem em diversos ambientes da sociedade padrões sociais ou estéticos, todas as pessoas têm direito de serem representadas da forma que são, porque no momento em que deixamos uma propaganda nos moldar, estamos deixando de ser quem somos.


Referências

BRANQUINHO, Rui; MELLO, Clovis. Vai e Vem. Produção: Celso Alfieri; Pedro Cavalcanti. Cervejaria Petrópolis, Itaipava. In: Y&R. Produtora Cine, 2015.(30seg) Disponível em: <https://youtu.be/64kqOYkfCsk>. Acesso em: 14 mai.2018.

BELELI, I. Marcas da diferença na propaganda brasileira. Campinas: 2005.

GUERRA-PEIXE, Georgia. #EscutaAsMinas. Produção: Maria Fernanda Albuquerque. AMBEV, Skol. Bossa Nova Films, 2018.(1:04min). Disponível em: <https://youtu.be/ZWUd2TKiC0Y>. Acesso em: 15 mai. 2018

KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. No. 658.8 K87p. Madrid, ES: Pearson Educación, 2007.

LESSA, Isabella. O antes e depois das campanhas de cerveja: Marcas reveem tons das campanhas, demonstrando estarem atentas ao debate sobre igualdade de gênero. Meio&Mensagem. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/02/02/o-antes-e-depois-das-campanhas-de-cerveja.html>. Acesso em: 08 maio 2018.

MEYER, Dagmar. Identidades traduzidas. Cultura e docência teuto-brasileiro evangélica no Rio Grande do Sul. Santa Cruz/RS, EDUNISC, 1999.

MURAD, Fernando. Skol se mantém como marca mais valiosa do Brasil: As 60 marcas presentes no ranking BrandZ Brasil 2018 registraram valor total de US$ 65 bilhões, alta de 22,5%. Meio&Mensagem. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/04/20/skol-se-mantem-como-marca-mais-valiosa-do-brasil.html>. Acesso em: 08 maio 2018.

Publicado
2019-04-30
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio