Uma nova versão para o PensaQui: desafios na (re) programação de um objeto educacional para o estudo da química
Resumo
O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa TransformaçAÇÕES: a
busca por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na
aprendizagem de química, e tem por objetivo divulgar resultados
relacionados ao desenvolvimento de uma nova versão para o Objeto
Educacional 'PensaQui'. Com sua primeira versão em flash, uma plataforma
que não possui suporte nos dispositivos móveis e apresenta restrições em
diversos navegadores, o 'PensaQui: um objeto educacional para o estudo das
transformações químicas', está passando por um processo de
(re)programação, de modo a empregar uma tecnologia aberta e de larga
aplicação, visando a garantir uma estratégia de ensino e aprendizagem de
livre acesso aos professores da área. Como roteiro, o objeto conta a
história “Bolhas na vida de Maria Clara”, no qual três personagens se
deparam com uma feira de ciências em que querem participar, mas não tem
ainda um assunto definido. Voltando para casa, Maria (personagem principal)
vai ajudar sua mãe na cozinha, quando acaba percebendo que tanto a água
fervendo em uma panela, quanto o comprimido antiácido apresentam bolhas, e
começa a se perguntar sobre as similaridades e diferenças entre os dois
fatos observados. Ao longo do objeto, o estudante vai escrevendo quais são
suas opiniões sobre a formação das bolhas, avaliando informações
apresentadas pelos personagens, podendo reelaborar seus registros em
diversas oportunidades, ou seja, a interação estudante-objeto educacional
permite que cada sujeito possa desenvolver um caminho próprio, resultante
dessa interação, e esses caminhos ficam registrados de modo que, logo
após o término, o professor possa acessar as respostas de cada estudante
e, assim, avaliar a atividade. Na nova versão, o 'PensaQui' está sendo
desenvolvido no programa Adobe Animate CC, possibilitando que o objeto possa
conter animações e interações entre a história e o aluno, preservando
as características apresentadas pelo objeto em sua primeira versão. O
programa também exporta todo o projeto para o HTML 5, linguagem de
marcação mais utilizada atualmente, e totalmente de código aberto,
possibilitando que o objeto educacional possa ser utilizado em quase todos
os navegadores de internet. Ele também utiliza JavaScript para a fazer as
interações e controlar as animações, utilizando como biblioteca nativa o
CreateJS. Já para a parte de administração dos usuários, optou-se pelo
HTML 5 como linguagem de marcação para a interface junto ao CSS, assim
como o PHP como linguagem de comunicação entre banco de dados e o site,
para melhorar a organização do projeto foi usado a Framework Laravel que deixa os códigos mais legíveis, com uma alta padronização de todos os códigos envolvidos, e o JS para as interações e animações do site.
Referências
SANTINO, R. Fim da linha para o Flash: plugin será descontinuado em 2020. Olhar digital. Disponível em: www.olhardigital.com.br/ . Acesso em: 24 de fevereiro de 2018.
SILVA, D. R. O processo criativo na aprendizagem das transformações químicas: uma proposta para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, 2014.
SILVA, D. R.; HÜBLER, P. N. ; PERRY, G. ; SANTOS, M. B. ; CARNEIRO, M. L. F.; DEL PINO, J. C. PensaQui: A Learning Object about Chemical Transformations. Journal of Chemical Education¬. v. 2, p. acs.jchemed.5b00764, 2015.