DRAA: jogo de escape digital para o ensino de pensamento computacional
Resumo
A lógica de programação é a disciplina base para a maior parte dos cursos de informática. Nela são abordados, respectivamente, três temas principais: algoritmos, fluxogramas e pseudocódigo; cada um dos conteúdos tem como requisito o seu antecessor. Entretanto, nota-se que há uma constante dificuldade no entendimento da matéria, o que resulta em uma média anual de 25% de reprovação. Portanto, o presente estudo tem como objetivo auxiliar alunos de anos iniciais em cursos de informática no entendimento dos conteúdos da disciplina e, principalmente, estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento estruturado, através de desafios e enigmas. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado o conceito de jogo sério, que objetiva a transmissão de um conteúdo educacional ou de treinamento para o usuário, tornando-se interativo. Também foi utilizado o conceito de pensamento computacional, o qual envolve: a identificação e quebra de problemas complexos (decomposição), a análise de problemas menores com maior profundidade, aproximação dos educandos com problemas semelhantes já solucionados anteriormente (reconhecimento de padrões), além de dar foco apenas em detalhes importantes, que influenciam sua resolução (abstração), para então criar passos para a resolução de cada subproblema encontrado (algoritmos). Além disso, o presente trabalho está sendo desenvolvido no projeto de pesquisa Gamificação, no qual existem diversas aplicações que, com diferentes abordagens, buscam solucionar o problema em questão. Baseado nisso, o sistema desenvolvido é um jogo sério de escape digital que aborda os elementos do pensamento computacional e tem como cenário o IFRS - Campus Canoas. A plataforma está dividida em níveis, os quais abordam cada conteúdo da disciplina progressivamente, juntamente a desafios lógicos, que se tornam mais complexos conforme o avanço do jogador. Para os conteúdos específicos, são utilizados exercícios da plataforma Tri-Logic, que faz parte do mesmo projeto e tem como principal funcionalidade disponibilizar desafios da matéria. Cada fase concluída pelo aluno é vinculada à sua matrícula, ao seu escore e a seu desempenho, e estes são monitorados e armazenados para posterior análise. Os principais métodos de pesquisa utilizados na elaboração do trabalho são a análise bibliográfica, relacionada ao ensino do pensamento estruturado e da lógica de programação, e o estudo de dados do desempenho dos estudantes na disciplina. Após a finalização das fases do jogo, serão realizados testes junto a alunos do primeiro ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas para a verificação e validação do sistema. Como resultados, tanto os níveis quanto a história do jogo estão parcialmente concluídos e as fases existentes já utilizam exercícios da plataforma Tri-Logic.