Ambiente de revisão para melhora do processo da escrita
Resumo
Durante a formação acadêmica e profissionalmente o processo da escrita vem sendo constantemente aperfeiçoado. Para o ingresso no ensino superior, normalmente, é necessária a realização de provas escritas em formato dissertativo-argumentativo (redação).
No desenvolvimento da escrita, não há uma receita pronta que os professores possam aplicar, mas há parâmetros que podem guiar esta construção.
Considerando esse contexto, o objetivo do presente estudo é desenvolver uma ferramenta de atividades de revisão de escrita de textos, em ambiente virtual, a qual permita ao usuário melhorar seu processo de escrita.
O ambiente virtual será criado a partir da análise dos seguintes instrumentos: manuais de revisão de instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Sul; critérios do ENEM para avaliação das redações, disponível no manual do candidato; e banco de redações da UOL.
Destes ambientes, os textos foram extraídos por meio do programa em PHP, observando-se a seguinte metodologia: 1. a partir de um tema preestabelecido, o programa buscou links de redações correspondentes; 2. os temas retirados do site foram colocados em planilhas e organizados por códigos (exemplo: Código 106, Tema Escravizar é humano?); 3. em outra planilha foram apresentadas todas as redações já corrigidas sobre o mesmo tema. Salientamos que é necessário, ainda, realizar testes em turmas de estudantes para verificar como as técnicas apresentadas na ferramenta apresentam resultados e quando podem ser aplicadas. Nesse sentido, a ferramenta será aplicada com alunos do ensino médio do IFRS - campus Canoas, com a intencionalidade de ofertar atividades de apoio à revisão da escrita de textos e, assim, melhorar a escrita dos estudantes, o que poderá contribuir para que consigam sua vaga no ensino superior.