Formação continuada de professores de ciências: demandas e possibilidades
Resumo
Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa ‘Transformações: a busca
por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino de química’,
e tem como objetivo avaliar as demandas dos professores da educação
básica, nas áreas de ciências e química, para organizar um curso de
formação continuada de professores no Centro Universitário UNIVATES e no
IFRS - Campus Canoas. A partir de experiências anteriores, vivenciadas por
componentes do projeto, em que propostas de formação continuada para
professores de ciências não atenderam aos objetivos propostos, percebeu-se
a importância da realização de um planejamento voltado às necessidades
dos professores das redes públicas que serão o público-alvo do curso que
será ofertado no próximo ano. Desse modo, como estratégia para a
avaliação das demandas dos professores, foi criado um formulário na
plataforma Google Forms dividido em duas sessões: 1°) composta por 8
perguntas relacionadas com as informações gerais do docente, e ainda, com
uma última pergunta em que o professor deve indicar se tem ou não tem
interesse em participar de um curso gratuito de formação continuada de 40
horas; 2°) sessão contemplada com 6 perguntas, sobre disponibilidade de
tempo e assuntos que gostariam de ver no curso, que é respondida somente
por aqueles professores que indicaram o interesse em realizar o curso, ao
responder a primeira etapa. Por se tratar de um projeto em execução,
serão apresentados resultados parciais considerando o número de
professores que responderam ao questionário até o presente momento. São
40 respostas, destas respostas apenas um professor disse que não teria
interesse em participar de um curso de 40h. Dentre os respondentes, 57,5%
dos professores residem em Canoas, 10% em Esteio, 12,5% em Porto Alegre,
12,5% em Sapucaia do Sul, 2,5% em São Leopoldo e 2,5% em Triunfo. Sobre as
cidades em que trabalham, 55% dos docentes atuam em Canoas, 5% atuam em
Porto Alegre e em Canoas, 17,5% em Esteio, 2,5% em Esteio e Canoas, 15% em
Sapucaia do Sul, 2,5% em Triunfo e Nova Santa Rita. Dentre eles, 70%
trabalham apenas na rede estadual, 2,5% nas redes estadual e municipal e
27,5% trabalham apenas na rede municipal. A maioria dos interessados são
professores de ciências, e têm graduação em biologia e química. Até o
momento, 41% dos professores indicam a segunda-feira como o melhor dia da
semana para participação no curso, e mais da metade das respostas apontam
para o turno da tarde o desenvolvimento das atividades. Em relação ao
principal tema abordado pelo curso, 69,2% dos docentes apontaram para “A
pesquisa como princípio educativo nas aulas de ciências”. Os resultados
obtidos através do formulário permitirão o planejamento e desenvolvimento
de uma proposta de formação continuada, para o período letivo de 2019,
que atenda as necessidades dos professores da educação básica no contexto
apresentado.